31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Concepções sobre “dificuldades de aprendizagem”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Novos conceitos psicanalíticos estão sendo abordados e avaliados na área médica para o problema de aprendizagem. Começaram então a perceber que as causas não são apenas patológicas, mas o ambiente que a criança está inserida também influencia em seu desenvolvimento biológico e mental. Os estudos sobre anormalidade genética e orgânica que eram feitos pela medicina convencional hoje passaram a ser estudados pela psicologia clínica. Esta busca no ambiente sócio-familiar causas dos problemas de aprendizagem que interferem no aprendizado do educando.
Diante disso, o professor precisa conhecer o seu aluno, pois o processo de aprendizagem precisa ser acompanhado visto que os alunos não são iguais, e que trazem de casa uma história, necessitando ser estimulado, ajudado e compreendido individualmente. O educador precisa ter sensibilidade para captar mudanças do desenvolvimento do aluno, “conhecer o processo de aprendizagem e de elaboração do conhecimento, saber aquilo que vai ensinar e como deve ensinar.”
Entre as principais causas das dificuldades de aprendizagem e de ajustamento escolar estão as causas orgânicas, emocionais, educacionais e sócio-econômicas, déficit alimentar entre outras. Nas causas orgânicas existe também o fator neurológico que interfere no campo da aprendizagem como o retardamento mental, lesão cerebral, ausências ou disritmias, disfunção cerebral mínima, genética ou congênita, distúrbios da inteligência, problemas de comportamento entre pais e filhos. Os distúrbios provenientes de uma educação familiar mal orientada podem resultar em problemas de aprendizagem gravíssimos, pois há uma estreita relação entre lar e escola. A influência do lar, assim como a influência do meio social mais amplo, é muito grande, principalmente na primeira infância e na adolescência. Essas são as fases mais críticas do desenvolvimento do ser humano, que sempre requerem um maior cuidado e atenção.
Sabemos também que o sistema de ensino que temos camufla os problemas de aprendizagem e oferece uma solução, que não resolve o problema daqueles que ainda não foram alfabetizados. Portanto, essas crianças que deveriam ter recebido um atendimento diferenciado para tentar solucionar tais dificuldades e serem promovidas para a série ou fase seguinte, são empurradas sem ter alcançado a aprendizagem cognitiva suficiente ou sem terem alcançado os objetivos da série/fase anterior. Esse processo de ensino visa apenas diminuir o índice de reprovação e aumenta assim o índice de crianças que chegam ao Ensino Médio e Superior sem saber produzir um texto, interpretá-lo ou pior, sem comunicar-se devidamente.
Tanto na família quanto na escola, segundo Içami Tiba (1999, p.45), há “a necessidade de orientação às crianças quanto às regras disciplinares, para que elas possam desenvolver a capacidade de concentração e de apreensão dos conceitos”. A aprendizagem se dá de maneira gradativa e não será possível sem a participação ativa do aluno, de maneira disciplinada, orientada.
Os pais devem preparar os filhos para arcarem com suas responsabilidades. Na medida em que a criança vai aprendendo a cuidar de si mesma, vai experimentando a sensação gratificante da capacidade de enfrentar desafios. E cada realização é um aprendizado que servirá de base para um novo aprendizado. Assim, realizando suas vontades e necessidades, a criança vai gostando de si mesma, desenvolvendo a sua auto-estima. Por isso pais continuem amando, incentivando e cuidando de vossos filhos.

(*) ANA DE SOUSA CELESTINO, professora, pedagoga, graduada em Ed. Infantil, atuando na EMEI  Elaine Aparecida de Oliveira Lopes

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img