23.7 C
Rondonópolis
, 2 junho 2024
 
 

É difícil entender a Bíblia?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Será que é difícil entender a Bíblia? Eu quero responder da seguinte forma: Se você entender alguns dos mais de trinta mil versículos, já estará muito bom! Veja alguns exemplos. Quando Martim Lutero (por volta de 1.500 d.C.) leu Romanos 1.17, este versículo foi como uma luz em meio à escuridão de suas dúvidas e conflitos. Ele compreendeu que não precisava “se salvar”, mas que todo aquele que crê em Jesus Cristo é salvo pela fé, ou seja: “O justo viverá por fé”. Veja outro exemplo. Certa vez um homem na África ouviu pela primeira vez um versículo. Ele compreendeu e ficou tão animado, que no dia seguinte já foi procurar outro povoado para anunciar o único versículo conhecido e decisivo para ele, ou seja, João 3. 16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Poderíamos perguntar ainda: Quantas pessoas já foram abençoadas com o Salmo 23. 1? Milhares certamente foram consolados, orientados e reanimados no hospital, na sua casa, na igreja ou outros locais, quando leram ou ouviram: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.
Veja: Não é difícil entender a Bíblia. Concentre-se naqueles versículos e trechos que você já entendeu e pratique-os! Além disso, é claro que você pode buscar um conhecimento maior. Para isso, quero falar de hermenêutica luterana. Veja no próximo ponto!
HERMENÊUTICA LUTERANA: LEI E EVANGELHO – Hermenêutica bíblica significa interpretação bíblica. Você já deve ter ouvido boas e más interpretações da Bíblia. A partir da própria Bíblia, Martim Lutero propõe como chave de interpretação “Lei e Evangelho”. O Pastor Daniel Schorn faz uma exposição muito clara desta chave hermenêutica no seguinte parágrafo: “Lutero afirmou enfaticamente que ler a Bíblia distinguindo lei e evangelho era a forma correta de interpretar as Escrituras. Como funciona isso? A lei é aquilo que mostra o nosso pecado, que aponta nossa perdição, nossa falência total diante de Deus. Por isso, a lei mata e condena. Contudo, ela é importantíssima, pois mostra a toda a pessoa a necessidade radical que possui diante de Deus. Nesse momento, entra o evangelho. Ele é a boa notícia de que Deus proveu perdão e salvação por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Embora condenável, o ser humano é amado por Deus, e este lhe proveu a quitação de toda culpa e pleno acolhimento em sua presença santa, antes inacessível. A tomada de consciência da condição de perdido diante de Deus e, respectivamente, do perdão imerecido, chamamos arrependimento. Assim, a lei conduz o homem a Cristo ao mostrar sua condição e sua necessidade. A graça de Deus o acolhe, perdoa, santifica, justifica, redime e, pela presença do Espírito Santo, oferece condições de viver uma nova vida.”
Em resumo, esta hermenêutica mostra que somos pecadores e, ao mesmo tempo, que o perdão e salvação de Deus estão à disposição em Jesus Cristo. É basicamente esta hermenêutica que outras igrejas da época da Reforma também adotaram. Entre elas podemos citar a Cavinista (Presbiterianos) na Suíça e a Anglicana na Inglaterra.
A EFICÁCIA DA BÍBLIA PARA SUA VIDA – A Bíblia pode ser muito eficaz e valiosa para você. Ela pode se tornar mais valiosa do que o precioso ouro e pode ser mais saudável do que o vigoroso mel (está no Salmo 19). Para obter esta eficácia em sua vida, Martim Lutero sugere o seguinte principio: A Bíblia se interpreta por si mesma. Isto significa que uma passagem bíblica traz esclarecimentos sobre outras e vice-versa. Quanto mais você ler, mais entenderá! Lutero também declarou que a Bíblia é fonte inesgotável de boas coisas. Certa vez disse que a Bíblia é como uma velha arvore frutífera e, cada vez que a chacoalhava, caíam mais alguns frutos. Martim Lutero também escreveu numa de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517: “O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus” (Tese nº 62). Entre a possibilidade de ser condenado à morte como herege pelo poderoso Imperador Carlos V e a possibilidade de ficar com as Escrituras, Lutero declarou: “eu me sinto dominado pela minha consciência e prisioneiro da Palavra de Deus”. Lutero também usou a simbologia da erva, para falar do poder que a Bíblia pode operar em nossas vidas: “A Escritura é uma ervinha, quanto mais a trituras, mais perfume ela solta”.
PARA FINALIZAR – Não é difícil entender a Bíblia! Aproveite e pratique o que já sabe! Leia a cada dia e a conexão de textos lhe trará novos conhecimentos e novas alegrias! Além disso, busque e receba os tesouros da Bíblia como os habitantes de Beréia. Em Atos 17. 11 é dito que “receberam a palavra com toda a avidez”.
Neste final de outubro lembramos o impactante Dia da Reforma. Que as reformas e transformações de Deus alcancem também os nossos corações, famílias, cidades e país!

(*) Gerson Kappel é pastor

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

A família da jornalista Mônica Siqueira teve uma surpresa desagradável quando tentou fazer a inscrição para o Exame Nacional...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img