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Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Um alento para a logística brasileira

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Há tempos que o Brasil estava precisando de uma ação ousada como o Programa de Investimentos em Logística, lançado nesta quarta-feira (15/08), pela presidente Dilma Rousseff, conforme noticiado ontem pelo Jornal A TRIBUNA. Afinal, o País vive um grande “apagão logístico” em rodovias, ferrovias e aeroportos e, em contrapartida, não consegue garantir os investimentos necessários para o avanço desses modais.
Ao todo, o programa prevê R$ 133 bilhões em investimentos nos próximos 25 anos, sendo R$ 42 bilhões para rodovias e R$ 91 bilhões para ferrovias. Para isso usará do sistema de concessões para passar rodovias para a iniciativa privada e de Parceria Público Privada (PPP) na área de ferrovias. Se realmente o programa se efetivar conforme o planejado, sem problemas burocráticos e com contrapartida empresarial, será uma iniciativa muito interessante para o Brasil.
Apesar de ser mais um ônus a recair para a sociedade brasileira, com pagamento de pedágios em rodovias, é melhor do que continuar enfrentando situações de caos, como o vivido em Mato Grosso na área de logística, sem perspectiva ou condições do governo em realizar as intervenções e investimentos necessários. Precisamos de mais estradas asfaltadas, de mais ferrovia e mais portos, mais enfrentamos a eterna realidade de promessas de obras que nunca saem.
Em Mato Grosso, é uma esperança o anúncio de transferir, através de concessão, a BR-163, em cerca de 750 quilômetros, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul, passando por Rondonópolis, para a iniciativa privada, devendo ser toda duplicada. Vale informar que, entre Rondonópolis e a região do Posto Gil, a BR-163 e a BR-364 se fundem e formam uma só estrada. Além disso, o programa de nada impedirá os trabalhos já adiantados para a duplicação da BR-364/163 entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá. Mato Grosso também será beneficiado com uma nova ferrovia, entre Lucas do Rio Verde e Goiás.
Com isso, acreditamos que, não apenas o Brasil, mas nosso Mato Grosso também melhorará a competitividade da sua economia e diminuirá o custo da logística em curto espaço de tempo, dando suporte a grande produção de grãos do Estado. A expectativa é que a melhoria da infraestrutura de transportes atraia investimentos em cascata e beneficie a economia de forma geral. Para isso, contaremos com o poder de fogo da iniciativa privada. Tomara que as expectativas sejam alcançadas…

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