25.7 C
Rondonópolis
 
 

Essas mulheres!!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A economia neoliberal imposta pela globalização e pela expansão do sistema capitalista, somada a uma produção tecnológica surreal, faz o mercado de trabalho tornar-se muito mais competitivo e dinâmico. Sendo assim, necessita de mão de obra cada vez mais especializada, somado a um maior grau de escolaridade e tecnicidade nunca vistos. Nesse sentido, a atual indústria global do emprego não está aceitando pessoas simplesmente “Boas”, mas necessitam sim de profissionais “Excelentes”, que possuem habilidades e competências que venham de encontro com essa nova realidade produtiva que o Neoliberalismo acarreta, gerando, portanto, excelência em seus serviços prestados.
É nesse contexto, que venho nesse importante espaço de nossa imprensa, caracterizar a mulher e seu avanço extraordinário em todas as áreas da sociedade. Nas últimas décadas, assistimos a um surpreendente avanço daquele que era chamado “sexo frágil” e que agora se tornou polivalente, dona de si, pessoa de caráter e responsabilidade social e familiar, participante assídua dentro desse novo e dinâmico mercado de trabalho.
O próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta esse avanço das mulheres em todas as áreas, caracterizando-a como pessoa que possui autonomia, espontaneidade, cada vez mais profissional e respeitada na sociedade. O último censo nacional em 2010 mostrou isto, onde a participação delas em áreas fundamentais como política, esporte, serviço público, indústrias, etc., se tornou positivamente assustador, deixando-a cada vez mais livre dos machismos pré-existentes.
O egocentrismo masculino vem ficando cada vez mais para trás, ante este avanço da mulher. O exemplo mais realista que temos hoje se situa na política brasileira, onde o cargo mais importante do país é conduzido por uma mulher, trata-se de Dilma Rousseff, nossa presidente da República Federativa do Brasil. Para quê mais provas desta evolução. Poderia citar muitos outros exemplos como no avanço feminino no Congresso Nacional, aonde nunca se teve tantas mulheres legislando, fazendo leis e politicando em Brasília.
Isso também se vê nas prefeituras e nas vereanças dos milhares de municípios brasileiros, aonde se comprova que a política partidária do Brasil de hoje tem a mulher como base fundamental em sua participação e existência.  Ela também se faz presente em outras áreas  como no esporte nacional, onde somos agraciados com grandes campeãs; ouvimos e assistimos excelentes atrizes e cantoras, enfim, esta mulher de hoje não deve nada para os homens.
Por outro lado, essa mulher trabalhadora e responsável de hoje só necessita ser mais valorizada quanto a sua remuneração, pois seus salários ainda estão abaixo da média recebida pelo homem trabalhador.
Enfim, finalizo este texto parabenizando a todas as mulheres de Rondonópolis e de todo o Brasil, desejando a vocês mulheres muito sucesso na vida, que seu dia seja lembrado não como tristeza pela morte das americanas lá naquela fábrica, mas pelas dádivas vitoriosas em que vocês têm conquistado.

(*) Professor Reuber Teles Medeiros, servidor público em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img