16.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Cuidado, o poder é efêmero!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noÉ com muita indignação que venho, mais uma vez, ocupar esse espaço e propalar algumas ações tristes que nosso atual administrador municipal vem tomando. Inicialmente, peço licença ao edil Mohamed Zaher, do PR, para utilizar uma frase sua dita dias atrás e que me chamou muito a atenção: “Se você quer saber quem é um homem, dê poder a ele”.
Na história de nossa cidade, não me lembro de se ter um prefeito tão infeliz em suas atitudes como o atual. Somente o Doutor Alberto chegou perto. E olha que moro em Rondonópolis há quase 25 anos e nunca tive ligação direta com nenhum político ou partido e nem organização. Sou um professor e uso esse espaço aqui há mais de seis anos somente para expor minha opinião de leitor.
Nossa cidade se desenvolveu a  passos largos nas últimas décadas. Se tornou um importante centro exportador e agroindustrial, seu comércio é atrativo e sua população cresce a cada ano, pois além de tudo o município é uma importante zona de atração populacional em virtude de sua pujança e desenvolvimento. Porém, tudo isso que expressei sobre Rondonópolis tem que ser desassociado da atual administração.
Já faz quase dois anos que nossa cidade se encontra estagnada, com um trânsito cada vez pior e desastroso, com importantes vias trancadas há mais de sete meses, uma sinalização ineficaz e remota, muito buraco, asfalto a ser feito, etc.  A saúde um desastre, hospitais, PSFs e PA abarrotados de gente para ser atendida e não é tratada dignamente. Muitas obras paralisadas, outras inacabadas e com recursos alocados no banco desde a outra gestão.  Para não generalizar, os setores que ora estão caminhando bem em nossa cidade são a Educação e o Meio Ambiente, que diga-se de passagem os titulares das duas pastas são servidores públicos de carreira. O restante, está simplesmente um grande infortúnio, não rende, ninguém revoluciona, não muda nada, parece que estão todos felizes com o destino de nossa cidade e do nosso povo.
É como diria aquele velho dito popular: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”. Pois é, os administradores do município não vêem e nem admitem que  nossa cidade necessita urgentemente tomar outros rumos. Rondonópolis tinha que estar muito mais avante, principalmente quando se fala em crescimento econômico, na geração de empregos e renda, enfim, em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O PMDB é uma das maiores siglas partidárias do Brasil, senão a maior, e o atual gestor é filiado a esse grande partido há muito tempo,  e atualmente não vem combinando  nem com as suas lideranças partidárias locais e estaduais. Se nem o PMDB local não aprova a atual administração, quem mais vai aprovar?
O nosso vereador Mohamed Zaher foi muito feliz quando exclamou sobre o poder, na frase que citei no começo desse texto. Como é que pode uma pessoa ter vários mandatos altamente positivos como Legislador, tanto na nossa Câmara Municipal com na Assembleia Legislativa, adquirir a liderança que obtém,  o entrosamento político que possuía e não caminhar e nem avançar como gestor municipal? Como se explica isso? Uma pessoa tão carismática que ora nos passava como legislador, agora se tornar tão centralizador como tal? Cadê o diálogo tão prometido para com os servidores públicos? Agora chega ao ponto de cortar o ponto dos servidores que participaram de um legítimo movimento paredista? Exonerar de suas funções a nossa colega Marta Euzébio, servidora de carreira, só porque participou de um movimento julgado legítimo pela justiça? Logo a Marta, pessoa humilde, trabalhadora e de luta, que tanto te ajudou na sua eleição em 2008, levando o seu nome com força lá na região da Vila Mamed e em toda cidade.
Realmente, para saber quem é o homem, dê o poder a ele.  Essa frase do nosso vereador Mohamed Zaher veio muito a calhar com tudo isso que estamos assistindo.
A razão desse texto é alertar sobre a efemeridade do poder. Tudo passa, principalmente o domínio e a razão sobre tudo. Tudo é passageiro, principalmente o poder.

(*) Reuber Teles Medeiros, geógrafo, servidor público em Rondonópolis – E mail reuber. [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Você deveria ter vergonha de dizer que a educação do municipio
    está bem, pois você sabe que as escolas estão sofrendo com a falta de materiais. Tenha um minimo de hombridade com a sua profissão.

  2. Obrigado Agnaldo do Espírito Santo que, por “tabela” também me corrigiu, dando o nome do dono da referida frase acima. No afã de dar minha opinião nem havia feito a consulta sobre o nome do autor da referida frase, mas eu já havia ouvido muitas pessoas falarem dela antes, por isso eu afirmei que a mesma não era do referido vereador. De qualquer forma, todos estamos aprendendo a cada dia, não verdade?
    Grande abraço.

  3. Prezado Reuber,apenas para fazer justiça, o autor da frase, é Abran Lincon, 16º presidente dos EUA, 1861 a 1865.Também republicano,como o Vereador Mahamed. Quanto ao prefeito, tenha dó dele. Você acha que se ele tivesse noção do que é administrar este gigante município, teria saído da comodidade do legislativo para ter dor de cabeça e levar pedradas de todo lado? É que quando estamos de fora, as coisas parecem muito simples. Cá entre nós, você daria 16% de aumento para os funcionários públicos, se estivesse no lugar dele e correr o risco de não honrar com o compromisso?

  4. Se a adminstração atual está pior que a do médico Alberto, então a “coisa está feia mesmo”! Naquela oportunidade eu era professor contratado da Prefeitura e cheguei a ficar 05 meses sem ver a cor do meu mísero salário (R$ 253,00), inclusive tendo que vender meu único meio de transporte (uma moto) para poder continuar sobrevivendo. O que era pior, meu contrato (“maravilhoso”) foi feito em março de 1997 e terminou em agosto sem direito a nada. Em setembro foi feito outro maravilhoso contrato até 18 de dezembro, novamente sem direito a nada!!!!!!!!!! O sindicato não se pronunciava contra essas barbaridades que ocorriam não só comigo, mas com muitos “prestadores de serviços”. Aliás, tenho 23 anos de magistério e o ano em que tive o médico Alberto como “patrão”, indiscutivelmente foi o pior deles… Então, se o atual prefeito está pior que o médico Alberto, realmente a situação não é nada agradável… Só uma pequena observação, o “dito” que o vereador acima citado disse é popular e ainda acrescenta nele o seguinte: “Se você quer conhecer o homem, dê o poder a ele ou o veja apaixonado por uma mulher”. “Ele é capaz de fazer tudo por um amor e para se manter no poder”. No mais, gostaria de dizer que o nosso prefeito aqui em Araguaína – TO também está mesma trilha do prefeito de Rondonópolis. Aliás, não sei qual é o pior. O que é mais triste é que ele também é do PMDB e vai apoiar o atual Governador do Estado que também tem o apoio do PT!!!!!! Quer coisa pior que isso, se o atual Governador não ganhar as eleições, o Siqueira Campos voltará a ocupar o “trono”!!!!!! “É mole ou quer mais”?

  5. Concordo com você Reuber. Tudo passa! Inclusive o tempo que “vocês” deram de poder ao Zé do Povo para administrar nossa cidade. Corrijam isso, quando esse tempo passar…!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img