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Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

A educação musical como elemento facilitador da alfabetização

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noCantar e tocar educa e ensina. Quando ensinamos com alegria, amor e sabedoria, tornamos nosso ensino mais verdadeiro e produtivo. Em qualquer lugar pode ser realizado um trabalho musical com crianças; mas, afinal, ensinamos como deve ser feito? É preciso observar que num contexto geral, há algumas questões que são bem relevantes no que se diz ao ensino da música para crianças: Professores não capacitados, professores que não se especializam, professores sem conhecimento específico da área, professores que não recebem acompanhamento (por parte da entidade, igreja, escola, etc.)
Aulas improvisadas e despreparadas, falta de materiais apropriados (instrumentos, músicas, etc). O que fazer diante de um quadro desses? Como ensinar música para crianças? Como tornar nosso ensino mais brilhante, interessante e eficaz?
Um bom ensino de música visa fornecer informações concernentes a esses assuntos. Precisamos dar um direcionamento mais     objetivo e concreto quanto  a prática musical na sala de aula ou em outro lugar, principalmente na área da alfabetização, pois no mesmo, encontramos vários campos de influência: formação de palavras, manipulação de códigos gráficos da cultura escrita, manifestação das características culturais e na prática das atividades em grupo (auto conceito, respeito, atenção, regras, afetividade, percepção, socialização, etc.)
Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte.
Por isso, a partir de 2012, a música será conteúdo obrigatório para cumprir essa determinação em toda educação básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
A questão em pauta é a seguinte: nossas escolas e entidades estão realmente preparadas para isso? Algumas indagações são   de grande importância  para se obter uma boa aula de arte ou música.
1-Sabemos realmente o que a LDB e PCN expressam e desejam alcançar com o ensino da música nas escolas? Colocamos em prática suas propostas?
2- Nossos professores de Arte e Música estão inseridos dentro desse contexto, dotados de conhecimentos específicos nessa área?
3- Que tipo de formação musical queremos que nossos alunos  adquiram-desenvolvam?
4- Nossas escolas estão preparadas para desenvolver tais atividades?
O que se deseja conseguir não é transformar a escola normal em uma escola de música, mas com a música, trabalhar na formação de vida e caráter  desses alunos, proporcionando um mundo diferente, experiências diferentes.
Rondonópolis já pode ser  considerada uma cidade privilegiada musicalmente. Muitos projetos sociais trabalham com a música, muitos desses oriundos do governo municipal, outros de entidades religiosas, Ongs e outros ainda de organizações privadas.
Mãos unidas resistem por mais tempo. A música transforma. Creio na possibilidade de uma transformação de valores e cultura em nossa cidade. Claro que uma planta não cresce da noite para dia. É preciso regar, adubar, podar… é um processo. Um processo que  traz benefícios a todos.

(*)  Raimundo Soares de Andrade. Pastor da Igreja de Deus, formado em Teologia e Música Sacra. Formado em Licenciatura Plena em Música.

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  1. Fico muito feliz que isso fará parte na educação, é um excelente passo para o crescimento da nossa sociedade. A música faz parte da nossa cultura e é ela que mexe com nossos sentimentos, afinal de contas a música está em todos os lugares.
    Parabéns pelo artigo, é bom contar com um jornal com essa credibilidade.

  2. Parabéns pelo artigo! Fico feliz em saber que o ensino de música será obrigatório nas escolas no futuro, mas acho que as tuas preocupações são válidas. É importante que as escolas e os educadores estejam preparados para esta mudança.
    Um abraço,
    Elisa Herrmann
    Carbondale, IL, USA

  3. Adorei o artigo, muito bom mesmo seria maravilhoso se todos os estados e Municipios do Brasil,seguissem o exemplo do estado do MT, ou seja, de Rondonópolis e adotassem e apoiassem os projetos socias musicais nas escolas, concerteza complementariam o processo de ensino-aprendizagem, nossas crianças e adolescentes aprenderiam com prazer processo esse fundamental.Teremos que fazer valer os preceitos que diz e torna o ensino da musica obrigatório em nossas escolas.
    Parabéns R.SOARES pelo artigo continue divulgando esse trabalho tão relevante e Parabéns também ao Jornal A TRIBUNA por proporcionar a nos leitores boas leituras por ser difusora de conhecimento.

  4. Foi bom que o jornal A Tribuna escreveu o artigo sobre música, porque a música é muito importante para a sociedade, porque ela muda a nossa vida.

  5. É muito bom podermos contar com um Jornal sério e de credibilidade, que abre um espaço tão importante para seus leitores poderem dar suas opiniões e críticas, principalmente quando é direcionado em benefício da comunidade. Parabens a toda equipe do jornal A Tribuna.

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