23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

ASMA: MITOS E VERDADES

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A saúde respiratória é envolvida em uma série de mitos e boatos, muitos deles sem qualquer fundamentação. Médicos especialistas relacionados às doenças do sistema respiratório estão cheios de relatos que chegam aos consultórios e que, muitas vezes, acabam prejudicando tratamentos, retardando diagnósticos e dificultando, literalmente, a respiração.
“A principal orientação, que vale para todas as questões, não apenas nesta área, mas para a saúde em geral, é que dúvidas devem ser resolvidas com um médico. Nem sempre a orientação oferecida por um profissional para um amigo ou vizinho vale para todos, portanto, é preciso ter cuidado com a orientação de leigos”, afirma o dr. Álvaro Cruz, membro do Conselho Diretor Internacional da Iniciativa Global contra a Asma, GINA.
Um medicamento tomado sem orientação médica, a tentativa de melhorar os sintomas da asma com receitas caseiras, ou mesmo a desobediência às orientações médicas por conta própria podem trazer sérios riscos à saúde, levando à morte em casos extremos. Portanto, confira as informações abaixo e procure um médico para mais informações.
Bombinha para asma vicia?
Não, esta preocupação equivocada é uma das principais causas de falta de tratamento adequado de pessoas com asma. Os tratamentos com medicamentos inalados são os ideais porque agem diretamente no foco da doença, podendo ser utilizados sem receio, quando há orientação médica. Há risco de efeitos colaterais, assim como ocorre com qualquer medicação, especialmente quando usadas sem orientação médica. Se usado corretamente, os efeitos colaterais são pequenos e passageiros se comparados aos riscos da asma não tratada. De qualquer forma, qualquer reação deve ser relatada ao médico, que tomará as providências necessárias.
Portadores de asma não devem praticar esporte?
O paciente asmático pode e deve praticar atividade física, sob orientação médica. Uma pessoa com asma controlada pode, inclusive, chegar a nível profissional em atletismo olímpico. É o caso do nadador americano Mark Spitz e dos brasileiros Fernando Scherer, o Xuxa e da triatleta Carla Moreno.
O médico só deve ser procurado em caso de crise.
Esta afirmação é uma das principais causas dos altos índices de hospitalizações por asma. O correto é manter o tratamento conforme orientação médica, bem como as consultas regulares. Dessa forma, o paciente poderá usufruir de uma vida com muito mais qualidade, e sem sustos.
A asma tem cura?
Ainda não há cura para a asma, mas com diagnóstico correto, tratamento e educação, o paciente pode obter o controle da doença, ter uma redução do risco de novas crises, o que garante uma boa qualidade de vida.
Uma pessoa pode morrer de asma?
Pode sim, mas a maioria absoluta das mortes por asma ocorre em pessoas que não recebem tratamento adequado. A automedicação, por exemplo, aumenta o risco de morte.
O paciente pode deixar de usar o medicamento se sentir melhora dos sintomas?
O uso correto da medicação preventiva é a chave para o controle da asma persistente. A decisão de reduzir ou suspender o medicamento deve ser tomada sempre com o aval do médico.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img