35.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Saiba o que é o Pilates

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Pilates

Método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates(1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada. Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém não são todas as pessoas que apreciam a prática de caminhada ou corrida e atividades realizadas em academia, portanto o Pilates pode ser a melhor opção.
Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas e pessoas sedentárias. Os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou dores crônicas.
É importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula. As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente com diversos tipos de patologias, enquanto o profissional de educação física prepara o condicionamento físico.
Benefícios:
* Aumenta a resistência física e mental;
* Alongamento e maior controle corporal;
* Correção postural;
* Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
* Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
* Melhora da coordenação motora;
* Maior mobilidade das articulações;
* Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
* Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
* Fortalecimento dos órgãos internos;
* Aumento da concentração;
* Trabalha a respiração;
* Promove relaxamento.
Pilates emagrece?
O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento. O gasto calórico de uma aula varia entre 200 a 400 calorias, mas para quem quer emagrecer, é recomendado combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como caminhada, corrida, bicicleta ou natação. O Pilates usa princípios de respiração que ajudam no aumento do fluxo sanguíneo, na aceleração do metabolismo e na regeneração dos tecidos. Outra relação entre o Pilates e o emagrecimento é a melhora do aspecto postural que ele promove, mantendo o alinhamento corporal, com uma postura correta e bonita, você se sente mais magro e com o corpo em cima.
Um dos resultados mais visíveis do Pilates é a definição abdominal. “Os exercícios estão concentrados no fortalecimento e na estabilização dos centros de força(core) que trabalham os músculos mais profundos do abdomen, com isso, a barriga fica durinha e livre de gorduras localizadas.

Por Juliana Borges Alves- Fisioterapeuta
(66) 3421-3438

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img