35 C
Rondonópolis
 
 

Tratamento osteopático nas gastrites estomacais

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Dr. Etielle Carlos
Dr. Etielle Carlos

Uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago que está relacionado a digestão pode ser confundida com gastrite, o que nem sempre está correto. É comum, por exemplo, a azia ser considerada um sintoma de gastrite. As vezes ela é sintoma de refluxo do acido estomacal provocado por defeito no músculo que regula a passagem do esôfago para o estômago.
O estômago atua como um misturador e um reservatório de alimento, sendo sua principal função a digestão enzimática.
O suco gástrico, gradualmente converte uma massa de alimento em uma mistura liquida denominada “quimo”, que passa para o intestino delgado (duodeno).
O estômago possui uma grande capacidade de expansão, podendo armazenar de 2 a 3 litros de alimentos. O tubo digestivo é responsável por suprir o organismo de água, eletrólitos e nutrientes. Para desempenhar essa função é necessário:
* Movimento do alimento ao longo do tubo digestivo
* Secreção de sucos digestivos e a digestão de alimento
* Absorção dos produtos digestivos
Os principais sintomas das gastrites estomacais são:
* Dores nas costas (Queimante)
* Sudorese
* Náuseas
* Vômitos
* Dor de cabeça
* Gases dor no abdômen
* Dor no boca do estômago
* A dor anda na coluna
* Aumenta em repouso
O estômago possui um suprimento arterial bastante rico. As artérias gástricas originam no tronco celíaco: artéria gástrica esquerda, direita, artéria gastro mental esquerda.
Tratamento osteopático:
O tratamento para gastrite depende da avaliação dos sintomas do paciente, exames complementares (endoscopia digestiva e outros) e a onde refere dor. Para tratar o estômago é necessário primeiro tratar a coluna nas vértebras simpáticas, sistema nervoso autônomo que inerva o mesmo T5 a T9 (região do tórax).
Já o sistema parassimpático é nas primeiras vértebras cervicais. Após tratar a coluna necessita liberar o esôfago, diafragma que é o principal músculo da respiração que faz uma ligação com o estômago pelo ligamento gástrofrênico e o intestino delgado (duodeno). Este tratamento visceral atua na mobilidade do estômago que avalia os movimentos passivos de acomodação quando as vísceras sofrem em respostas aos movimentos respiratórios.
Na motilidade significa que o movimento energético embrionário desde ao nascimento do ser humano (movimentos intrínsecos das vísceras).
A osteopatia trata o estômago como um todo, tendo em resposta o alívio da dor e na
qualidade de vida do paciente.
OBS: Nas gastrites há feridas e até úlceras na parede do estômago, que não é que o tratamento vai curar, sim irá promover o alívio da dor, junto com a dieta alimentar e os medicamentos que o seu médico receitar.
Existem algumas contra-indicações para este tipo de tratamento:
* Enfermidades infecciosas agudas
* Tumores
* Trombose
* Cálculos renais
* tuberculose.

Por Dr. Etielle Carlos Lários Duran (Crefito: 156080-F)
Osteopatia, terapia manual e ortopedia
(66) 3423-7090/9998-7473.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img