16.1 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

Exame de espirometria

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Apesar de pouco conhecido, o exame de espirometria é essencial para avaliar a saúde dos pulmões, principalmente das pessoas acima dos 40 anos. O teste é simples, rápido e não invasivo. O paciente inspira e expira o ar em um aparelho chamado espirômetro, que faz a leitura da velocidade e do volume de ar que é expirado.
Com o resultado desse exame e outras informações sobre o paciente, o médico é capaz de detectar e avaliar a gravidade de diversas doenças respiratórias, como asma, fibrose pulmonar, fibrose cística, sarcoidose e, principalmente, a doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida pela sigla DPOC, que atinge especialmente pessoas acima dos 40 anos e tem como causa principal o tabagismo (90% dos casos).
Entretanto, o Brasil ainda enfrenta alguns obstáculos nos cuidados com a saúde pulmonar. Segundo o DATASUS, a região sudeste tem cerca de 400 médicos pneumologistas que atendem pelo Sistema Único de Saúde. Já a região norte possui apenas 45. Estes dados mostram que há uma demanda reprimida para cuidar da saúde dos pulmões em todo o país. Além disso, o número de locais onde este exame é disponibilizado no SUS é insuficiente para atender à demanda dos pacientes que necessitam realizá-lo e dependem da saúde pública em nosso País.
Adicionalmente, os Serviços Públicos de Saúde não dispõem de cargos para técnicos de espirometria e nem espirômetros em número adequado. Em recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pelo Datafolha, 83% das pessoas afirmaram nunca terem passado por uma consulta com o pneumologista. Estima-se que atualmente a espera para realizar uma espirometria pelo SUS pode variar de quatro a oito meses. Por outro lado, apenas o exame, sem uma avaliação pneumológica especializada, não é suficiente.
Recentemente, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que a principal queixa dos brasileiros é enfrentar a fila para ser atendido em um serviço de saúde. O estudo mostrou que, em todas as regiões do país, esse fator é o responsável pelas situações mais desagradáveis quando se precisa de atendimento médico.
Perante este quadro podemos afirmar que é urgente buscar parcerias entre a iniciativa pública, privada e organizações não-governamentais, para que todos juntos possam encontrar soluções e caminhos alternativos para melhorar a atenção à saúde pulmonar em nosso país. É fato que as doenças pulmonares, na grande maioria dos casos, são diagnosticadas tardiamente e influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, existe uma preocupação crescente dos especialistas em orientar a população sobre a necessidade de incluir o exame de espirometria no check-up anual. Também é preciso aumentar o número de pneumologistas no serviço público de saúde e expandir os centros de excelência, hoje concentrados nas grandes capitais, para outras cidades.
Outra medida importante, promovida pela SBPT, é o processo de certificação dos médicos pneumologistas, para garantir a segurança do exame de espirometria por profissionais qualificados e especializados. Embora a medicina esteja avançando nos tratamentos para doenças pulmonares, em muitos casos, depois de instalada ela é irreversível. Portanto, o diagnóstico precoce e o atendimento integral à saúde pulmonar são os pontos-chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e para diminuir os impactos sócio-econômicos das doenças pulmonares.

Por Maria Christina Machado, pneumologista, doutora em medicina pela Unifesp e coordenadora do Laboratório de Doença Pulmonar Avançada da Unifesp.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corpus Christi: Comércio pode abrir neste feriado em Rondonópolis

O comércio varejista de Rondonópolis pode abrir as portas nesta quinta-feira (30), Feriado de Corpus Christi. A abertura é...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img