22 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

A criança na fase do “falar errado”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noNa fase inicial do desenvolvimento da linguagem é natural que as crianças não saibam pronunciar as palavras corretamente uma vez que estas não estão totalmente formadas em seu pequeno vocabulário. O problema é quando “falar errado” persiste por volta dos 04 e 05 anos.
É em torno dessas idades que a criança deverá ter adquirido os sons mais complexos da fala. Como exemplos pode-se citar palavras do tipo: prato, branco, porta entre outros.
Quando o “falar certo” não ocorre, a criança pode passar por fases de rejeição por parte dos amigos da escola tornando-se até mesmo motivo de “brincadeirinhas” entre os demais. Além disso, no período da pré-alfabetização, a criança corre o risco de transferir para a escrita, os erros que comete na fala.
Portanto, é importante que os pais estejam atentos quando:
·    Perceberem que a fala do filho é compreendida apenas pelas pessoas que convivem diariamente com ele, pois pessoas que convivem menos tempo com a criança costumam solicitar que os pais “traduzam” o que a criança falou.
·    Perceberem que o filho troca mais sons quando comparado com outras crianças de sua idade.
·    Perceberem que o filho está com dificuldades na escola e de se relacionar com outras crianças.
Mediante estas situações, não hesite, procure um fonoaudiólogo que é o profissional habilitado para tratar de distúrbios da comunicação. Com certeza este profissional irá lhe auxiliar e lhe orientar sobre como proceder nestas situações. Além disso, irá cuidar da fala de seu filho, por meio de um tratamento adequado que permita a correção destes erros de fala.

Artigo elaborado pelas acadêmicas do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Elaine Monize Lessa e Leticia Moraes Lange, orientadas pela professora Andréa Cristina Rizzotto Grüdtner.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img