35.8 C
Rondonópolis
 
 

Período exige atenção redobrada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noEnfim, a temporada preferida da criançada! As férias escolares chegam sempre acompanhadas de muita diversão: viagens, passeios e mais tempo livre para as brincadeiras. Mas o período exige atenção redobrada para evitar acidentes com os pequenos!
Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2007, segundo o Ministério da Saúde, foram registradas no País mais de cinco mil mortes e 137 mil hospitalizações de crianças com até 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e outros.
Pais e responsáveis precisam ficar atentos
Sem a rotina da escola, as crianças podem ter mais tempo para aproveitar o parquinho do bairro ou as áreas de lazer dos prédios. Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente devido ao fluxo de automóveis. Os atropelamentos representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos, entre os acidentes de trânsito. A brincadeira no parquinho do bairro deve ser supervisionada e as áreas dos condomínios próximas às garagens, evitadas.
Outro perigo, a queda, também é muito comum nos playgrounds. Este tipo de acidente é a principal causa de hospitalização por acidentes com crianças de 1 a 14 anos. Em 2007, o Ministério da Saúde registrou 73.455 internações de crianças com até 14 anos. Para evitar esses acidentes é necessário supervisão e verificação dos equipamentos: se não estão enferrujados, quebrados ou se contêm superfícies perigosas. As brincadeiras com pipas também merecem atenção; devem ocorrer somente em locais abertos e longe dos fios de alta tensão.
A segurança dos pequenos também é prioridade na hora de pegar estrada! Durante qualquer trajeto de automóvel – rodovias ou vias urbanas, a criança deve sempre estar no banco de trás e é essencial o uso do dispositivo de retenção mais adequado – as cadeirinhas – de acordo com a altura, o peso e a faixa etária dela.
Nas férias de verão, os destinos mais freqüentes são as praias e piscinas. O afogamento é segunda principal causa de morte de crianças por acidentes – ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Apenas no ano de 2007, segundo dados do Ministério da Saúde, 1.382 crianças morreram vítimas de afogamento. Para evitar este tipo de acidente, recomenda-se o uso de colete salva-vidas e supervisão total enquanto as crianças estiverem na água ou próximas a ela.
Período de férias significa também mais tempo dentro de casa. Por este motivo, as crianças podem estar mais expostas ao risco de acidentes no ambiente doméstico como quedas, queimaduras, intoxicações e sufocações, necessitando de supervisão constante dos pais.
ORGANIZAÇÃO
A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação – informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Multa automática”: Motoristas têm até amanhã (30) para fazer exame toxicológico

Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste. A não realização do exame no período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img