34.4 C
Rondonópolis
 
 

Estado envia equipes para auxiliar na caçada a foragidos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, classificou a fuga como um “fato gravíssimo”

Muro foi explodido nas proximidades do Raio 3 da penitenciária durante a madrugada de ontem – Foto: Sindspen/MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), enviou equipes especializadas para Rondonópolis para atuar no trabalho de buscas aos foragidos da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, a Mata Grande. Durante a fuga, ocorrida na madrugada de ontem (10), 27 homens que cumprem pena por crimes como tráfico de drogas e roubo fugiram da unidade prisional. Até o fechamento da edição, dos 27 foragidos, apenas seis haviam sido recapturados. Outras quatro pessoas, suspeitas de envolvimento na ação, foram detidas.
Conforme a Sesp, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Gerência de Operações Especiais (Goe), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e da Força Tática da Polícia Militar, estão atuando na cidade e na zona rural, para tentar localizar os fugitivos. A segurança será reforçada durante o fim de semana em Rondonópolis, já que os foragidos podem estar escondidos ou circulando no município.
A cúpula da Segurança Pública do estado, incluindo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, passaram boa parte do dia de ontem na cidade, acompanhando a situação.
Fausto Freitas classificou a fuga como um “fato gravíssimo”. Ao longo da semana, protestos foram realizados por mulheres de detentos em Rondonópolis e greve de fome iniciada pelos reeducandos dentro da Mata Grande.
Segundo o secretário, ainda não é possível afirmar se há ligação entre esses fatos e a fuga durante a madrugada. “Havendo provas de que foi uma ação deliberada para desviar a atenção da segurança pública, as pessoas envolvidas serão responsabilizadas”, disse Fausto. A Mata Grande tem capacidade para 828 presos, mas atualmente tem 1,3 mil presidiários.
A FUGA
O ataque ocorreu no raio 3 da Mata Grande, entre as torres 2 e 3, por volta de 1h30. Esse local fica perto de uma cela que abrigava, aproximadamente, 70 presos. Possivelmente, segundo o Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional (Sindspen), os detentos acompanhavam e se comunicavam com o grupo do lado de fora usando aparelhos celulares.
Momentos antes da explosão, agentes penitenciários que ficam nas torres de vigilância avistaram duas pessoas se escondendo na mata ao lado da penitenciária e, logo em seguida, aconteceu o estrondo, seguido de tiros contra a muralha e os agentes.
Os presos, que já haviam serrado as grades de uma das celas do Raio 3 e do alambrado que divide o local do muro, fugiram logo aós a explosão. A Sejudh informou que a explosão foi causada por artefatos presos em uma bicicleta, que foi encostada na muralha e acionada a distância. Na troca de tiros com os bandidos que estavam escondidos em um matagal dando suporte a ação, nenhum servidor ficou ferido.
PRESOS RECAPTURADOS
E INVESTIGAÇÃO
Os detentos Ismael Costa dos Santos, 23 anos, Cleverson Ferreira da Silva, de 24, Douglas Siqueira de Souza, de 29, e Antônio Misael Silva Souza, de 23 anos, foram presos novamente na manhã de ontem pela Polícia Militar.
No início da noite, mais dois detentos foram recapturados, desta vez por uma equipe da Força Tática. Eles foram identificados como Werivelton Pedro de A lmeida e Marcos Vaz de Almeida. Assim que os primeiros quatro fugitivos foram localizados, as investigações sobre a fuga e a organização criminosa que planejou o ataque já tiveram início e serão conduzidas pela Polícia Civil.

Dos 27 foragidos, apenas seis haviam sido recapturados até o fechamento da edição –
Fotos: Sejudh
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img