21.9 C
Rondonópolis
 
 

Censo Agro 2017 inicia coleta de dados no dia 9 na região

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Pesquisa pretende visitar todas as propriedades com produção agropecuária, seja para comercialização ou subsistência

Foto: A TRIBUNA

A coleta de dados para o Censo Agropecuário 2017, aberto nacionalmente desde o dia 1º deste mês de outubro, começa nas propriedades de Rondonópolis e região a partir da próxima segunda-feira (9/10). A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende visitar todas as propriedades com produção agropecuária, seja para comercialização ou subsistência.
O coordenador de área no Censo Agro 2017, Francisco Vieira da Silva, explicou ao Jornal A TRIBUNA que, para realização desse levantamento, o estado de Mato Grosso foi dividido em quatro grandes áreas, sendo uma delas a área polarizada por Rondonópolis, responsável por 22 municípios. A área de Rondonópolis, por sua vez, foi dividida em quatro subáreas: polarizadas por Campo Verde, Alto Araguaia e Primavera do Leste, além de Rondonópolis.
Segundo Francisco da Silva, somente a subárea de Rondonópolis, composta por seis municípios, contará com 1 agente censitário municipal, 12 agentes censitários supervisores e 22 recenseadores. Ele informa que o deslocamento até as propriedades se dará por veículos próprios ou locados pelo IBGE, bem como o órgão vem buscando parcerias com as Prefeituras da região para disponibilizar mais veículos.
Francisco da Silva repassou para a reportagem que o último Censo Agropecuário foi realizado em 2007 no Brasil. “Portanto, faz 10 anos que não é feita essa pesquisa para medir a produção agropecuária brasileira. Nesse período, houve mudanças na estrutura fundiária, em tecnologia, em volume de produção, entre outros”, observa.

Coordenador de área no Censo Agro 2017, Francisco Vieira da Silva, pede colaboração dos produtores em receber os recenseadores e supervisores – Foto: A TRIBUNA

Na pesquisa, os produtores vão apontar aspectos como tamanho da área, tipo de produção, o pessoal empregado, condições desses empregados, entre outros, resultando em um amplo panorama da agropecuária nacional. “A gente espera que os produtores se predisponham a receber os recenseadores e supervisores e venham responder adequadamente os questionários. Esses dados são importantes para os próprios produtores”, analisou.
A coleta de dados para o Censo Agro 2017 vai até 28 de fevereiro de 2018. Para adequada identificação, os recenseadores e supervisores irão até os estabelecimentos com colete, boné, aparelho de coleta de dados e crachá, onde consta o telefone do IBGE para dirimir eventuais dúvidas: 0800 721 8181. Vale informar que os dados repassados são sigilosos, sendo agrupados para fins estatísticos.

Alguns dos profissionais que vão atuar no Censo Agropecuário 2017 na subárea de Rondonópolis – Foto: A TRIBUNA
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img