19.1 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Mutirão deve ter o apoio de mil voluntários

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
É a 5ª edição do projeto que tem ajudado a recuperar o Arareau - Foto: Arquivo
É a 5ª edição do projeto que tem ajudado a recuperar o Arareau – Foto: Arquivo

O Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e sociedade civil organizada realizam amanhã (8) um grande mutirão de limpeza no Ribeirão Arareau. Esta é a 5ª etapa do projeto “O Rio é Nosso”, que desta vez contará com o apoio de mil voluntários para fazer a limpeza do leito e margens do ribeirão.
A reunião para fechar todos os detalhes do mutirão aconteceu no Fórum de Rondonópolis, com representantes de todos os parceiros. O trabalho de sensibilização da população começa hoje (7), das 14h às 17h, quando um grupo formado por 3.500 integrantes do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista fará um verdadeiro mutirão de limpeza na cidade.
Será realizada uma série de ações para retirada do lixo nas praças, no Horto Florestal, além de panfletagem informando a população sobre a coleta seletiva que será intensificada em 33 bairros de Rondonópolis.
Amanhã (8), a limpeza continua nas praças da cidade e no Ribeirão Arareau em toda a sua extensão dentro do município. Às 14 horas, haverá o plantio de 1.500 mudas de árvores.
No sábado (9), acontece a Feira de Saúde e o Projeto Veterinário Solidário, na Escola Municipal do bairro Vila Rica. “Chegamos à 5ª edição deste projeto que tem ajudado a recuperar o Arareau. O Rio é Nosso tem acontecido porque conta com parceiros de primeira hora, como o Juvam, além da Semma e da sociedade civil organizada. O trabalho incansável de todos tem surtido efeitos positivos. Os frutos desta iniciativa as futuras gerações irão colher”, destacou o promotor de Justiça de Rondonópolis, Marcelo Vacchiano.
A intenção com a ação, é reduzir cada vez mais o lixo retirado do Ribeirão Arareau, ao mesmo tempo em que se conscientiza a população sobre a necessidade de se preservar o rio, evitando jogar lixo em seu leito e margens.
De acordo com a juíza responsável pelo Juvam, Milene Beltramini, o projeto tem como meta a completa revitalização do Arareau. “Se continuarmos com o empenho de todos tenho certeza que esta revitalização acontecerá a médio prazo. Conseguiremos devolver para a população de Rondonópolis aquele Arareau de água limpa e sem poluição que os moradores já tiveram o prazer de conhecer”.
Para o projeto, os parceiros terão o apoio da Colônia de Pescadores Z3, que atuará com 10 embarcações no leito do Ribeirão Arareau. Tudo pensado para que o lixo seja retirado da margem e leito. Na 4ª etapa do projeto “O Rio é Nosso”, os participantes retiraram das margens e leito, entre a Rua José Barriga e o Cais, 15 toneladas de lixo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img