23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Saúde quer zerar fila de demanda reprimida

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Izalba Albuquerque, secretária de Saúde: “atendimento em três turnos” - Foto: Arquivo
Izalba Albuquerque, secretária de Saúde: “atendimento em três turnos” – Foto: Arquivo

Depois que um dos aparelhos de Raios–X instalados no Centro de Especialidades de Apoio Diagnóstico “Albert Sabin” (Ceadas), no Jardim Santa Marta, passar pela manutenção necessária, a Secretaria  Municipal de Saúde vai dar início na próxima segunda-feira (10), a um mutirão para reduzir a demanda reprimida de mais de 2 mil pacientes que aguardam por este tipo de exame. O atendimento será realizado em três turnos.
De acordo com a secretária de Saúde Izalba Albuquerque,  os casos de urgência e emergência já são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Atendimento Infantil, que contam com aparelhos próprios.
Ela explica que o município conta atualmente com quatro aparelhos de raio-x. Um funciona na UPA para casos de urgência, outro no PA Infantil, também para atender urgências e mais dois permanecem no Ceadas para as demais demandas.
Conforme Izalba Albuquerque, quando o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) assumiu a prefeitura, no mês de janeiro, um dos aparelhos do Ceadas já estava danificado. O outro equipamento teve a placa danificada após chuvas fortes que caíram na cidade com a incidência de raios.
“A placa deste aparelho é específica do fabricante, o que dificultou a compra de uma nova para a manutenção. No entanto, já foi providenciada, inclusive com dispensa de licitação para dar agilidade na manutenção de um dos aparelhos. Para dar manutenção do outro aparelho foi feito um orçamento, no entanto, ficou com um custo muito alto e estamos fazendo outras cotações antes da tomada de qualquer decisão, mas em breve teremos em funcionamento no Ceadas os dois aparelhos”, explicou a secretária.
Com o retorno do funcionamento de um dos aparelhos, a secretária de Saúde prevê que a demanda pelos exames será normalizada, especialmente pelo atendimento em três turnos. No Ceadas também são atendidas as demandas por exames de ultrassom. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente no mês de junho, foram realizados 1.305 exames.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img