23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Obra bloqueia ruas e provoca o caos no trânsito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

No centro da cidade, a previsão é de que os trabalhos terminem na próxima sexta-feira (23). Na semana que vem, portanto, os bloqueios seguem na Otávio Pitaluga

Cruzamento da Rua Otávio Pitaluga com a Avenida Marechal Rondon, no fim da tarde de ontem - Foto: Patrícia Cacheffo
Cruzamento da Rua Otávio Pitaluga com a Avenida Marechal Rondon, no fim da tarde de ontem – Foto: Patrícia Cacheffo

Uma obra executada pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), que neste momento concentra o trabalho na região Central da cidade, têm tirado a paciência dos motoristas do Município, bem como dos comerciantes. Com interdições de ruas importantes do Centro há algumas semanas, o trânsito já complicado no Centro tem vivido dias de caos, a exemplo do que aconteceu na manhã de ontem (16).
No pós-feriado, a obra que segue pela Rua Otávio Pitaluga no sentido Vila Aurora, chegou no cruzamento com a Avenida Marechal Rondon. Com a interdição da Marechal Rondon entre a Rua Rio Branco e a Otávio Pitaluga, bem como o cruzamento da Otávio Pitaluga com a avenida Dom Wunibaldo, o trânsito nas principais ruas do Centro ficou bastante congestionado, chegando a travar em vários momentos, como por exemplo na Rua Dom Pedro II, que concentrou todo o volume de veículos.
Sem orientação sobre a interrupção no Centro, os condutores que poderiam utilizar a ponte nova da Avenida Lions Internacional para seguir para os distritos industriais e rodovias, acabavam seguindo para o centro pela Otávio Pitaluga, encontrando o bloqueio na altura da Dom Wunibaldo e precisando desviar para a Dom Pedro II.
Na rua, já completamente congestionada, os motoristas seguiam até o cruzamento com a Marechal Rondon e, novamente sem informação, entravam na Avenida dando de cara com o bloqueio após a Rio Branco. A consequência disso foi, por toda a manhã, motoristas tendo que refazer a quadra, entrando pela Rio Branco, seguindo pela Dom Wunibaldo e voltando para a Dom Pedro para buscar outra rua de escape.

Autarquia instala adutora para levar água da Vila Aurora ao Monte Líbano - Foto: Sanear
Autarquia instala adutora para levar água da Vila Aurora ao Monte Líbano – Foto: Sanear

Além dos transtornos para os motoristas, os comerciantes já sentem os reflexos da situação vivida no Centro. Sem conseguir trafegar e estacionar próximo às lojas, os clientes acabam desistindo de visitar os estabelecimentos. Alguns pedidos para que a execução da obra seja melhor planejada, com horários estudados de modo a diminuir os impactos, já foram direcionados ao Município, que até o momento toca a obra da mesma forma.
Além da falta de organização, a falta de fiscalização e apoio aos motoristas por parte da Secretaria de Transporte (Setrat) também é sentida. Sem nenhuma orientação, cabe aos próprios motoristas tentarem fugir das filas,  o que acaba fazendo com que alguns não respeitem o sinal fechado, travando os cruzamentos e piorando a situação.
EXPLICAÇÕES
Conforme o Sanear, a autarquia está realizando a travessia de uma adutora, com o objetivo de levar água tratada da estação central que fica na Avenida Lions Internacional, até o centro de distribuição que fica no bairro Monte Líbano, aumentando futuramente o abastecimento nas regiões do Centro, Vila Operária e antigo Aeroporto.
Ao todo, são cinco quilômetros de obra, que deve se estender até outubro desse ano. No Centro, a previsão é de que os trabalhos terminem na próxima sexta-feira (23). Na próxima semana, portanto, os bloqueios seguem na Otávio Pitaluga.

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Logicamente tudo que é feito sem o devido planejamento, causa transtorno, a SETRAT peca por que quem manda na via é o SANEAR, o sanear fecha a rua a ora que quer, onde quer, e qando quer, a SETRAT que tem circunscrição, sobre a via fica em segundo plano, a SETRAT deviria usar a midia para anunciar com antecedencia os locais que serão interditados e avisar pontos auternativos para os condutores, isso chama ORGANIZAÇÂO, e acima de tudo respeito pelos condutores, arrecada-se tanto ocm transito, mas o transito é segunda opção para qualquer politico por que tras desgaste, SETRAT falida, carros parados por falta de manuntenção, pneus carecas sem condiçoes de uso, mesmo assim agentes ainda usa para trabalhar o que não é o correto. Não há chefia, o secretario por mais boa vontade que possa ter está mais perdido que cego no meio do tiroteio, agora quer colocar culpa nos agentes ai é facil demais, por que o nobre reporter nao vai na SETRAT verificar em loco a situação de como esta la, durante a semana estamos la nas obras sim organizando o transito dentro das nossas possibilidades digo isso no periodo da manha, outro ponto é que o contigente de agente nao é suficiente para a demanda a cidade cresce mas nao fazem concurso, outro ponto o concurso é de 30 horas, e como novo PCCV não foi garantido a questoes de plantão, o que torna ilegal fazer plantoes, já solicitamos para o secretario ver essa questao porem até o momento nenhuma resposta, solicitei ao procurador geral ele respondeu que eu como funcionario nao tenho legitimidade para fazer esse tipo de requerimento, e nisso tanto os agentes quanto o secretario continua praticando ilegalidades, o que no futuro pode trazer transtornos e problemas junto com a justiça, bez que, o ante público não pode conviver com ates de ilegalidades como preceitua a Constituição Federal no caput do artigo 37.

  2. Sem informações aos motoristas, o trânsito virou um caos, ficando parado em torno de uma hora e meia somente na D. Pedro e mais 30 a 40 minutos pelo centro. Por outro lado essa obra deveria ser executada de meia noite às seis da manhã e assim sucessivamente. Falta de planejamento e falta de respeito para com os motoristas que precisar trafegar pela cidade. E os senhores vereadores, cadê eles que embolsa um rio de dinheiro todo mês e não fazem nada pela população, muito menos pelo trânsito da cidade. Vergonhoso isso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img