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, 16 maio 2024
 
 

Uber não confirma início de atividades em Rondonópolis

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Empresa afirma que cadastramento de motoristas faz parte de avaliação de mercado - Foto: Reprodução
Empresa afirma que cadastramento de motoristas faz parte de avaliação de mercado – Foto: Reprodução

Durante a última semana foram várias as informações circulando em Rondonópolis sobre a possibilidade da Uber, empresa de transporte que opera por meio de aplicativos para celulares, iniciar suas atividades na cidade. Em contato com a assessoria de comunicação da empresa, que tem sede em São Paulo (SP), a informação é de que não há previsão da entrada do serviço em Rondonópolis e que, caso isso venha a acontecer um dia, a população deve ser informada oficialmente pela própria empresa.
Quanto a possibilidade de que motoristas da cidade realizem um cadastro de interesse em trabalhar, a Uber informou que trata-se de um processo natural feito em cidades grandes e de médio porte no Brasil, afim de avaliar possibilidades e o mercado. Conforme a empresa, parte dessa avaliação estratégica, que é feita em vários níveis, inclui buscar talentos e verificar se cidadãos de determinada localidade tem interesse em uma nova oportunidade de renda. “Isso não significa a entrada da Uber em Rondonópolis”, diz a nota.
A plataforma Uber é alvo de polêmicas e elogios no Brasil, já que seu uso cresce de forma exorbitante, especialmente entre os jovens, e em contrapartida, a grande maioria dos taxistas em todo o país não concordam com o serviço, considerado uma concorrência desleal.
Em março deste ano, o vereador João Mototáxi (PSL) apresentou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, um projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de carros ou motocicletas particulares cadastrados em aplicativos ou sites para o transporte remunerado de passageiros no Município. O objetivo era evitar que a Uber chegasse a cidade. O projeto ainda não foi à votação e está em trâmite na Casa de Leis.
O APLICATIVO
A Uber é uma empresa de tecnologia. Usando seu aplicativo, os usuários que precisam de transporte conseguem facilmente encontrar motoristas particulares que oferecem esse serviço. Nos carros, geralmente, há vários itens de conforto para os passageiros, como bebidas e balas. Como os táxis, esse serviço cobra bandeira, quilometragem e taxa por minuto parado.
Contudo, para os usuários, o valor final da corrida é mais barato do que o cobrado pelos taxistas. Quando há muita demanda por carros em uma determinada região, o preço da corrida aumenta. Quando o número de pedidos volta ao normal, o preço da corrida diminui novamente. Os taxistas consideram a Uber uma concorrência desleal. Para operar um táxi, o motorista precisa conseguir um alvará emitido pelas prefeituras das cidades. Conseguir uma permissão dessas envolve uma boa dose de burocracia e investimento financeiro.

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1 COMENTÁRIO

  1. O UBER é bom!! Mas deveria ser permitido em capital a onde a população e o número de serviço é bem mais. Agora eu não acho justo em município como Rondonópolis com 250 mil habitantes ter esse serviço. Já temos moto taxi. Radio taxi. E o transporte de ônibus. Rondonópolis não tem nem 2 turno ainda, e quer implantar o UBER. É cedo ainda. Na minha opinião.

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