20.3 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

MT implanta centros de triagem e recuperação de animais silvestres

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A proposta é construir cerca de cinco centros de triagem  em várias regiões do estado
A proposta é construir cerca de cinco centros de triagem em várias regiões do estado

Mato Grosso vai implantar os primeiros Centros de Triagem (Cetas) e de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. A proposta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é construir cerca de cinco deles em várias regiões do estado.
Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças também estão no cronograma de implantação dos centros, que têm importância fundamental no atendimento a animais vítimas em sua maioria de atropelamentos em rodovias e tráfico. Outra finalidade importante é se tornarem espaços para pesquisa científica e educação ambiental de crianças e jovens.
Conforme o secretário de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro, que esteve em reuniões para tratar deste assunto na quinta-feira (06.04), o estado assumiu esta demanda, que era do Ibama, em 2013, e precisa criar a estrutura necessária, que nunca houve no estado. “Mas não se concretiza um projeto como esse da noite para o dia, nem sozinho, porque exige um volume considerável de recursos para construir e manter, em razão disso estamos buscando parcerias”.
O esforço conjunto vai permitir que Lucas do Rio Verde seja pioneiro na construção do Cetas: a prefeitura cedeu um hectare, com possibilidade de expansão; a Sema e o Ministério Público Estadual (MPE) viabilizarão madeira de apreensão proveniente de ações de fiscalização da Sema e do Ibama para a edificação dos recintos e também recursos necessários para as obras; e a gestão do espaço será feita pela ONG Amibem, com apoio de voluntários.
O procurador de Justiça da Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental e de Ordem Urbanística do MPE, Luiz Alberto Scaloppe, acompanhou a comitiva da Sema nas visitas e se colocou, juntamente com os promotores dos dois municípios, a ser parceiro em diversas demandas ambientais. “Somos um grande produtor em diversas áreas, mas a nossa população vive predominantemente nas cidades, que é hoje palco de diversos problemas. Não adianta o Ministério Público apenas cobrar do estado e das prefeituras, temos que ajudar nas soluções”.
CRIAR ANIMAL SILVESTRE É CRIME
A Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece pena de seis meses de detenção e multa para quem manter em casa animais silvestres sem a devida autorização/licença do órgão competente. A sanção vale também para quem matar, caçar, vender ou transportar estes animais.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img