30.3 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Seminário vai discutir um novo olhar para as cidades

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Especialistas regionais, nacionais e internacionais se reúnem de 07 a 11 de novembro na Capital para debater sobre as cidades que temos e as que queremos - Foto: Rai Reis
Especialistas regionais, nacionais e internacionais se reúnem de 07 a 11 de novembro na Capital para debater sobre as cidades que temos e as que queremos – Foto: Rai Reis

Um novo olhar sobre as cidades, seus problemas e as possíveis soluções. O uso da imaginação, criatividade, inovação e empreendedorismo na construção de uma cidade melhor para todos os seus cidadãos. Com este objetivo Cuiabá recebe, a partir do dia 07 de novembro, o seminário Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas, uma oportunidade ampla de discussão sobre as cidades que temos e que queremos.
Até o dia 11 de novembro especialistas regionais, nacionais e internacionais se reúnem no Centro de Eventos do Pantanal para uma série de debates, painéis, oficinas, rodas de conversa e networking acerca de temas como meio ambiente, mobilidade, inovação, cultura e arte. O seminário é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso e Sebrae.
Voltado para estudantes universitários, professores, empreendedores, gestores públicos e demais interessados na temática do evento, o seminário será aberto com palestra de Jorge Melguizo, dia 07, às 19h. Ele compartilha com o público a transformação da cidade colombiana de Medelín, uma das mais violentas do mundo, em sinônimo de mudança urbana, social, educativa e cultural.
PROGRAMAÇÃO
Meio ambiente é o tema de painel que acontece no dia 08, às 08h, quando serão debatidas algumas iniciativas sobre questões importantes para uma sociedade sustentável. O mediador é Jean Pelicari, publicitário e ambientalista que desenvolve dois projetos digitais de educação ambiental em Moçambique (África) e no Brasil. Junto com o projeto Teoria Verde, ele realizou nesse ano 20 ações de limpeza nas quais foram retiradas mais de 60 toneladas de lixo das ruas e pontos turísticos de Mato Grosso.
No dia 09, também às 08h, é a vez da mobilidade urbana entrar em debate. “Planejamento urbano não garante a felicidade. Mas mau planejamento urbano, definitivamente, impede a felicidade. Antes de pensar em mais ruas, ciclovias, transporte público ou mesmo na escala humana, é preciso pensar que cidade queremos. E aí, o que importa não são os elementos do planejamento urbano, mas as coisas que nos fazem viver melhor”, diz Abilio Brunini, mediador. Brunini é arquiteto e urbanista, ciclo-ativista, estudante do transporte coletivo, da calçada e dos modais de transporte não motorizados e motorizados na mobilidade urbana de Cuiabá.
Arte e cultura na cidade são o tema do painel da quinta-feira (10), às 8h. Mediado por Clark Mangabeira, o debate irá abordar a cidade com uma rede de relações plurais e multifacetadas onde a arte e a cultura são, por um lado, vias centrais para se perceber as poéticas que compõem o cenário relacional urbano e, por outro, instrumentos de transformação da cidade, plástica e socialmente.
O último dia do seminário será dedicado ao painel Inovações e cases inspirativos onde serão apresentados exemplos de inovação que tornaram a cidade mais criativa, empreendedora, inteligente, humana, segura e sustentável.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img