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Equipamentos para segurança de voo ainda inoperantes

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No caso do Papi, expectativa era que o sistema entrasse em operação no máximo até o final de setembro passado, mas até agora não há nenhuma posição sobre a homologação do mesmo
No caso do Papi, expectativa era que o sistema entrasse em operação no máximo até o final de setembro passado, mas até agora não há nenhuma posição sobre a homologação do mesmo

A demora para que o Aeroporto Municipal possa ter os equipamentos prometidos de segurança de voo vem gerando preocupação. A expectativa era que, após a vistoria técnica, os sistemas denominados de Papi e RNAV entrassem em operação ainda em setembro passado, mas até agora não há nenhuma posição sobre o começo do funcionamento dos mesmos, para que passem a atender as necessidades dos aeronavegantes.

Em meados de setembro deste ano, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (FAB), fez a inspeção no Aeroporto Municipal relativa ao sistema Papi. Essa era a última etapa antes da homologação do uso do Papi, um sistema de sinalização com aparelhos de iluminação com focos calibrados, que dá ao piloto a altitude exata no momento de aproximação da pista.

Por outro lado, a promessa era que o Rnav, responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS (que baliza a navegação aérea), estivesse em funcionamento desde 15 de setembro passado, o que não ocorreu. Nesse caso, o Geiv tinha feito a inspeção no Aeroporto relativa ao Rnav, para confirmação dos pontos da carta cartográfica, desde julho passado.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Fabrício Correa, respondeu à reportagem que não sabe dizer o motivo da não autorização ainda para o funcionamento desses sistemas. Em relação ao Papi, disse que o relatório feito pelo Geiv já foi entregue em Brasília e que não consta, até agora, nenhuma não conformidade ou irregularidade a ser corrigida pelo Aeroporto Municipal. Fabricio informou que estão apenas no aguardo da homologação do Papi, mas que não há nenhuma previsão de quando isso vai ocorrer.

Nessa atual situação, fica proibida a operação de aeronaves a jato no aeroporto no horário noturno. Apesar dessa situação, conforme informações repassadas ao Jornal A TRIBUNA, o aeroporto da cidade de Sorriso, em Mato Grosso, que iniciou os procedimentos visando a homologação do Papi e RNAV junto com Rondonópolis, já está com os sistemas em funcionamento, operando por instrumentos nos períodos diurno/noturno. “Estranhamente isso não está valendo para Rondonópolis e é razoável que se faça uma inferência para algo que merece explicação”, questionou um leitor do A TRIBUNA.

A licitação de aquisição e implantação dos sistemas Papi e Rnav foi feita pela Prefeitura no dia 4 de abril deste ano, representando um custo de R$ 880 mil. A garantia de instalação e funcionamento dessas tecnologias vem desde janeiro deste ano, quando foi registrado um incidente com uma aeronave da Passaredo.

O Papi e o Rnav são uma grande cobrança da sociedade local ultimamente, pois minimizarão os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis.

O que é:

Papi 

O Papi é um sistema de sinalização com aparelhos de iluminação com focos calibrados, que dá ao piloto a altitude exata no momento de aproximação da pista.

Rnav

Rnav é responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS (que baliza a navegação aérea).

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  1. Isso é uma vergonha porque não fecha de vez o aeroporto de Rondonopolismt. Está bem claro que existe um movimento para destruir a cidade,E não temos políticos que defende os interesses do nosso município,a sociedade e população,empresários, estão sendo prejudicados. Eu pergunto,políticos até quando tudo isso vai continuar? Vocês devem seguir o exemplo dos políticos de Sinop, unidos em pró da cidade e região.

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