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, 19 maio 2024
 
 

Rondonópolis fica em 2º lugar em arrecadação no Fethab

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Fethab para recuperar rodovias sem asfalto - 29-09-15

Rondonópolis aparece como o segundo município de Mato Grosso que mais vem recebendo recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em 2016 em Mato Grosso, considerando o período entre janeiro e julho, ficando atrás apenas da cidade de Paranatinga. Nesse período, Rondonópolis recebeu a quantia de R$ 2.317.004,80 e Paranatinga, R$ 2.558.927,07. Apesar da quantia expressiva, o trabalho referente à recuperação das estradas de terra na zona rural do município tem gerado críticas, pela morosidade no atendimento e pela qualidade dos serviços.
Os dados referentes à arrecadação com o Fethab foram divulgados nesta semana pelo Governo de Mato Grosso, apontando quanto cada uma das 141 prefeituras recebeu em recursos do fundo. De janeiro a julho de 2016, foram repassados mais de R$ 135 milhões aos municípios do Estado, ajudando a reforçar a arrecadação pública. O dinheiro deve ser investido em estradas de terra, na construção ou manutenção de pontes de madeira de até 12 metros, e na instalação de bueiros. Além disso, pode ser usado no pagamento de projetos de engenharia e ambientais.
Entre janeiro e julho de 2016, após Paranatinga e Rondonópolis, destacam-se em volume recebido do Fethab também os municípios de Cáceres (R$ 2.248.174,67), Juara (R$ 2.246.695,17) e Cuiabá (R$ 2.169.439). Agora, considerando todo ano de 2015, foram repassados pelo Governo do Estado mais de R$ 231 milhões aos municípios, destacando-se, em ordem decrescente Juara (R$ 4.299.170,74), Paranatinga (R$ 4.227.436,95), Cáceres (R$ 3.878.486,54), Rondonópolis (R$ 3.807.678,29) e Cuiabá (R$ 3.569.105,41).
Mesmo a Prefeitura de Rondonópolis estando com o caixa reforçado para serviços de trafegabilidade na zona rural, vem havendo uma grande demora para atendimento das estradas de terra das diferentes localidades. Em alguns casos, como na estrada de acesso à comunidade do Pontal do Areia, os trabalhos de recuperação somente ocorreram após oito meses de cobrança, em julho deste ano. Ainda assim, a reportagem recebeu reclamação sobre a qualidade dos serviços, alegando que foi feito algo superficial nessa estrada, como o uso de cascalho em quantia insuficiente e sem corrigir problemas de drenagem.
Os serviços na zona rural de Rondonópolis são executados pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). Em outra estrada de terra atendida pela Prefeitura, no caso da estrada de acesso à comunidade do Campo Limpo e distrito de Boa Vista, com serviço realizado entre o fim de abril e o mês de maio de 2016, os problemas já são visíveis. Buracos em alguns pontos e muitas irregularidades, com as conhecidas “costelas de vacas”, se proliferam nas pistas atualmente. Em muitos pontos também se observa pouco uso de cascalho.
Segundo o Governo do Estado, as Prefeituras se tornaram parceiras do poder público estadual na execução dos serviços de manutenção das estradas de chão e pontes de madeira dos 141 municípios.

Na estrada de acesso à comunidade do Pontal do Areia, em Rondonópolis, os trabalhos de recuperação somente ocorreram após oito meses de cobrança
Na estrada de acesso à comunidade do Pontal do Areia, em Rondonópolis, os trabalhos de recuperação somente ocorreram após oito meses de cobrança

Arrecadação Fethab 2016*
Paranatinga – R$ 2.558.927,07
Rondonópolis – R$ 2.317.004,80
Cáceres – R$ 2.248.174,67
Juara – R$ 2.246.695,17
Cuiabá – R$ 2.169.439
(*) janeiro a julho.

Arrecadação Fethab 2015
Juara – R$ 4.299.170,74
Paranatinga – R$ 4.227.436,95
Cáceres – R$ 3.878.486,54
Rondonópolis – R$ 3.807.678,29
Cuiabá – R$ 3.569.105,41

MAIS NÚMEROS

Somando o período de janeiro de 2015 a julho de 2016, foram repassados mais de R$ 367 milhões aos municípios. Ao longo desse período, Rondonópolis recebeu R$ 6.124.683,09 do Fethab, quarta maior fatia entre os municípios do Estado.

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1 COMENTÁRIO

  1. Porque num aparece a quilometragem que cada município terá de dar manutenção? Será que num tem outros municípios que em território e extensão das rodovias não pavimentadas, superam cuiabá e Rondonópolis?
    A definição do valor a ser repassado, o critério utilizado num foi o de maior quilometragem de estradas sem pavimento?

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