25 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Operação Lei Seca acontecerá durante todos os dias da Exposul

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião entre órgãos públicos e entidades definiu que a operação acontecerá durante todos os dias de festa - Foto: Patrícia Cacheffo
Reunião entre órgãos públicos e entidades definiu que a operação acontecerá durante todos os dias de festa – Foto: Patrícia Cacheffo

Na próxima sexta-feira (29), mais uma Operação Lei Seca será realizada em Rondonópolis, no período noturno, visando coibir o uso de álcool por motoristas. Os pontos em que as barreiras estarão localizadas não serão divulgados, mas a ação será uma prévia para os trabalhos que serão realizados na 44ª Exposul. Durante todos os dias de festa da Exposição, da segunda-feira (8) até o sábado (13), as equipes estarão fiscalizando a entrada e saída do Parque de Exposições.
“Durante a Exposul, as barreiras começam a partir das 18h e vão até às 3h ou 4 horas, dependendo do movimento. Os condutores já estão sendo comunicados por meio da imprensa para depois ninguém dizer que não sabia. O objetivo não é arrecadação, é conscientização. Por isso, as datas e horários estão sendo informados. Vale lembrar que não se trata apenas do bafômetro, todos os procedimentos policiais serão realizados, como a abordagem e checagem de veículos e pessoas. O que a gente pede é que os condutores já reservem o motorista da rodada ou então, optem por ir de táxi, porque a fiscalização estará lá e todos serão abordados”, antecipa Anderson Rocha, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Estado, que coordena a operação.
Vão participar a Polícia Militar (PM), Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Exército Brasileiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), além de outras instituições.
Paralelo ao trabalho, que já é realizado rotineiramente para inibir o uso de álcool por motoristas, nas operações especiais de fiscalização de trânsito do Projeto Lei Seca, barreiras são montadas com objetivo não só de coibir como conscientizar os condutores.
PENALIDADE
O condutor que é flagrado com teor de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões é autuado administrativamente, tem sua CNH recolhida e suspensa por 12 meses, o veículo é retido até a apresentação de um condutor habilitado, além da multa de R$ 1.915,40.
Caso o motorista seja flagrado com concentração maior de álcool, ele está sujeito ainda a pena de detenção de um a três anos de cadeia, sendo cabível o arbitramento de fiança com valores que vão a partir de um salário mínimo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img