30.3 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Obras de centro para agricultura são retomadas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

Uma das obras que tinha entrado na lista dos problemas crônicos em Rondonópolis, enfim, vai caminhando para um desfecho. Foram retomadas e estão em andamento as obras de conclusão do Centro de Comercialização e Capacitação do Agricultor do Sudeste do Estado, localizado ao lado do campus da UFMT e ao fundo da Escola Técnica Estadual (Secitec). A construção do espaço se arrasta por cerca de 10 anos.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Renato Mendes, não foi fácil concretizar a retomada das obras do Centro do Agricultor, sendo preciso enfrentar muitos problemas burocráticos e imprevistos. Somente para consolidação da contratação da nova empresa para finalizar as obras, atesta que a administração atual enfrentou três licitações vagas. “Agora a obra vai sair!”, afirmou o secretário à reportagem, informando que a inauguração ocorrerá ainda em 2016.
Renato Mendes diz que as obras foram retomadas há várias semanas, já tendo concretizado a limpeza do espaço. Agora a equipe está trabalhando no piso e, na sequência, atuará nas partes elétrica e hidráulica e acabamento. Ele diz que os equipamentos necessários ao funcionamento do espaço já estão adquiridos e serão montados após a conclusão da construção civil. A obra vem sendo executada agora pela Construtora Amex Ltda, com um valor orçado em R$ 857.256,05.

Imagem mostra que obras do Centro de Comercialização e Capacitação do Agricultor estão em andamento - Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Imagem mostra que obras do Centro de Comercialização e Capacitação do Agricultor estão em andamento – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

O Centro do Agricultor contará com laboratórios, câmaras frias, escritórios e outras áreas. Além de proporcionar o aprendizado e qualificação, o secretário diz que o complexo vai garantir produtos oriundos da agricultura familiar com melhor qualidade ao mercado. Nesse propósito, os laboratórios vão realizar o devido controle e análise dos produtos da agricultura familiar em âmbito local. Para garantir o seu funcionamento, atesta que existe a ideia de firmar um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que dispõe de um quadro de profissionais capacitados para tal.
As obras do Centro de Apoio e Capacitação do Agricultor Familiar se arrastam desde a gestão do então prefeito Adilton Sachetti (2005/2008). Nesse meio tempo, inclusive, houve polêmica quanto a melhor destinação do espaço, envolvendo Município, UFMT e pequenos produtores. Em 2011, surgiu a ideia, por exemplo, de transformar o espaço em uma central de abastecimento, o que gerou o descontentamento de docentes do campus local da UFMT, que defendem um projeto que prevê o acompanhamento da produção dos pequenos produtores, a realização da análise e certificação dessa produção, além da agregação de valor dos produtos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img