35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Saúde alerta sobre aumento de casos de dengue nas férias

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Importante verificar todos os pontos que possam acumular água na residência
Importante verificar todos os pontos que possam acumular água na residência

Independente de ser casa ou apartamento, o mosquito Aedes aegypti pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta que, antes de viajar de férias, é muito importante verificar todos os pontos que possam acumular água na residência e eliminar os possíveis criadouros.

Os últimos números reforçam a necessidade dos cuidados. Entre 1º de janeiro e 05 de dezembro deste ano foram registrados 26.636 casos de dengue no estado, segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika emitido pela SES. Em comparação com 2014, quando foram notificados 11.192 casos no mesmo período, houve um aumento de 138,01%.

A coordenadora de vigilância epidemiológica, Flavia Guimarães Dias, explica que o ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. “Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança”, alerta Flávia.

De acordo o boletim, 84 cidades apresentaram alta incidência de dengue, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado, a incidência registrada é de 826 casos por 100 mil habitantes. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 3.716 casos. Várzea Grande e Rondonópolis também registraram números expressivos, com 2.168 e 1.987 casos, respectivamente. Na Capital, 2.970 casos já foram notificados.

Seis óbitos por dengue foram confirmados nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso, Rondonópolis e Juína. Quatro mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.

Tendo em vista a situação de risco para epidemia, a SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, estão sendo realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

CHIKUNGUNYA

Quatro casos confirmados, sendo três importados e um autóctone do estado. Foram cadastradas 574 solicitações de exames, destes 267 estão sob análise, aguardando resultado.

ZIKA

Ao todo, 1.159 amostras biológicas foram encaminhadas ao MT Laboratório para diagnóstico diferencial. Destas 673 se encontram sob análise, 218 exames não realizados ou descartados por ausência de critérios clínicos epidemiológicos ou por estarem fora do prazo de coleta ideal e 39 exames foram liberados, sendo nove positivos: dois de Rondonópolis, um de Tesouro, quatro de Cuiabá e dois de Várzea Grande.

RONDONÓPOLIS: COLETIVA DE IMPRENSA

A Secretaria Municipal de Saúde está anunciando para hoje, a partir das 14h, em seu auditório, uma coletiva de imprensa. Na oportunidade, serão repassadas aos jornalistas as medidas que estão sendo implementadas para o combate ao mosquito aedes aegypti em Rondonópolis, com ênfase para os mutirões.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img