35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Resultado sobre sistema ciclado de ensino é entregue ao governador

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Pedro Taques - governador - 30-05-15

Duas comissões que analisaram o sistema ciclado de formação humana apresentaram os resultados do estudo e propostas de reformulação em documento entregue ao governador Pedro Taques. Uma das comissões foi coordenada pelo deputado Wilson Santos, que apresentou uma proposta baseada em depoimentos de especialistas e audiências públicas realizadas pelo interior de Mato Grosso. A outra foi formada pela Secretaria de Educação (Seduc) com uma comissão constituída por instituições de educação que discutiram durante 180 dias, em reuniões quinzenais, tópicos relevantes.
O documento da Seduc apresentou propostas para serem implantadas no início do próximo ano letivo, que garantam o aprendizado do aluno. Será implementado pela primeira vez no Estado, uma avaliação externa que possibilitará a correção da defasagem dos alunos no laboratório de aprendizagem, que não se deterá a um espaço físico, mas sim na sua composição do professor articulador. Também serão inseridos o controle de frequência e avaliações internas. As medidas visam corrigir problemas de planejamento, identificar aluno com defasagem e necessidade formativa de profissionais. “Teve muitos pontos convergentes com o estudo do deputado Wilson Santos mas precisamos ainda alinhar alguns temas para dar continuidade as discussões, para que governador junto com a equipe possa chegar aquilo que será a mudança para educação do estado”, explicou a superintendente de Educação Básica Márcia Carvalho.
A comissão formada pela Seduc para discussão do ciclo de formação teve representantes da Assembleia Legislativa, da União dos Conselhos Municipais de Educação, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, dos Conselhos Estaduais, Sindicatos e Universidade de Mato Grosso. O grupo discutiu temas relacionados à concepção dos sistemas, formação de profissionais, metodologia de avaliação, relação espaço- tempo e envolvimento da família. A secretaria também disponibilizou um link onde as pessoas podiam dar sua opinião, que ajudou na formação do relatório final.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
O estudo coordenado pelo deputado Wilson Santos se baseou em oito audiências públicas realizadas em todas as regiões do estado, onde foram ouvidas mais de duas mil pessoas, além de reuniões para a formulação do documento final . “Nós apresentamos a proposta do ciclo de formação com aprendizagem, visando construir um cidadão critico, seres pensantes, questionadores, tudo isso aliado a aprendizagem, para ter um cidadão que esteja preparado para o mercado de trabalho. Nossa proposta com a secretaria de educação está muito próxima e esperamos até o final do ano unificar e dar um choque na educação de Mato Grosso, tratar como uma política de estado”.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img