31.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Pesquisa poderá definir futuro do rotativo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Com as últimas expansões do estacionamento rotativo, as reclamações por parte de consumidores e comerciantes têm crescido
Com as últimas expansões do estacionamento rotativo, as reclamações por parte de consumidores e comerciantes têm crescido

Após o aumento das reclamações quanto ao funcionamento do estacionamento rotativo na região central de Rondonópolis, o prefeito Percival Muniz afirmou nesta semana que pretende fazer uma pesquisa de satisfação para avaliar se o comércio quer a continuidade do sistema ou não. Ele explicou ao Jornal A TRIBUNA que a ideia é fazer essa pesquisa de avaliação quando completar um ano do rotativo – o que ocorrerá no fim de dezembro próximo.
Com as últimas expansões do estacionamento rotativo, as reclamações por parte de consumidores e comerciantes têm crescido. Conforme Percival, o sistema foi implantado na cidade principalmente atendendo ao pedido dos comerciantes e, por isso, depende da vontade da própria categoria. Caso os comerciantes não defenderem a permanência do sistema de estacionamento rotativo pago, repassou que não há condições de mantê-lo. “Não vou ficar pagando um pato que não é meu, que é dos outros”, externou à reportagem.
Percival explicou ao A TRIBUNA que o estacionamento rotativo nas vias públicas é uma concessão de serviço público explorado por uma empresa e, caso a pesquisa indique o desejo de eliminar o sistema, será preciso discutir a possibilidade de rompimento do contrato existente. Contudo, externou que não tem dúvida da necessidade do sistema em Rondonópolis, seja para garantir a disponibilidade de vagas para estacionamento ou para privilegiar o consumidor.
O prefeito enfatizou que é preciso haver uma consciência de que Rondonópolis é um centro comercial que atende a uma região de cerca de 500 mil habitantes e, por isso, os comerciantes precisam ter uma visão abrangente. Nesse contexto, ressaltou que as vagas de estacionamento precisam ficar reservadas para os consumidores. No entanto, lembrou que, antes da “zona azul”, as vagas na frente das lojas viviam ocupadas pelos próprios proprietários e funcionários dos estabelecimentos o dia inteiro, fazendo com que os consumidores estacionassem a vários quarteirões do local onde pretendiam ir.

Percival Muniz, prefeito de Rondonópolis: “Não vou ficar pagando um pato que não é meu, que é dos outros”
Percival Muniz, prefeito de Rondonópolis: “Não vou ficar pagando um pato que não é meu, que é dos outros”

Diante das controvérsias geradas pela implantação do estacionamento rotativo, Percival destacou a necessidade de mudança de mentalidade por parte da população local. “A cidade de Rondonópolis tem o destino de ser uma grande metrópole, mas possui mentalidade de corrutela”, repassou. “Nós temos de ter a consciência que somos pólo de uma região de 500 mil habitantes. Só vamos ter um comércio forte se priorizarmos o consumidor!”, acrescentou.
Segundo o prefeito, antes de completar 1 ano de funcionamento do sistema, fica muito difícil de fazer uma avaliação coerente, devido ao tempo necessário de adaptação.
SAIBA MAIS – O estacionamento rotativo pago começou a funcionar na cidade 5 dias antes do Natal de 2014, contudo ainda não contempla toda a área de abrangência prevista em edital. Até agora, praticamente 60% da área de abrangência prevista está contemplada com o sistema.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. COM ESSA VERDADEIRA ZONA QUE É A ZONA AZUL. CABE AOS CONDUTORES ESTACIONAREM EM ESTACIONAMENTO PRIVADO, QUE TEM DIREITO A DANOS QUE POR HORA VENHA A SOFRER NO SEU VEICULO. POREM OS VEREADORES IRAM CRIAR A ÁREA DE ZONA VERMELHA……

  2. O comércio perdeu 30% da clientela depois do rotativo. Quem nunca foi comerciante, como esse prefeito aí, não pode ficar dando opinião! Aglomeração atrai pessoas! O que se vê hoje é rua morta, sem movimento; e isso é péssimo para os lojistas. As lojas que vendem artigos de baixo valor foram as mais prejudicadas uma vez que seus clientes, a maioria pessoas humildes, preferem pagar um pouco mais caro em seus bairros do que vir no centro.

  3. Prefiro com o rotativo! Agora quando eu quero comprar algo encontro lugar para estacionar. Antes tinha que ficar rodando a quadra 4 a 5 vezes para poder estacionar ou então pagar 3,50 à 5,00 reais por hora nesses estacionamentos privados! O carinha aí que diz ter vindo de Curitiba pode sair do fim do mundo aqui e voltar que aqui não faz falta. Num tem nada de questão politica. Antes, quando era livre, os funcionários das lojas e proprietários estacionavam as 07:00h e só saiam as 18:30h. Por isso rotativo é melhor!

  4. O que acontece sempre, e o mal planejamento, primeiro ele implantam o sistema e só depois vêem se e viável ou não, nessa altura do campeonato a população já esta pagando mais uma vez pela incompetência dos nossos políticos… Mas e como diz o ditado: o povo merece os políticos que elegem.

  5. Sobre o rotativo eu até concordo, pois está empregando muita gente, agora esses pardais, indústria de multas que instalaram na cidade é uma palhaçada sem tamanho. Quase todos os motoristas de Rondonópolis tem uns pontinhos perdidos na CNH por conta desses medidores de velocidade que não resolvem nada, pois os acidentes continuam em alta.

  6. Eu acho essencial um sistema como esse. Antes eu evitava a todo custo comprar no centro pois era impossível estacionar. Hoje vivo comprando na região central.

  7. Demarcar vaga reduziu as vagas e abriu uma nova oportunidade de roubar o povo. Sou comerciante e não estou satisfeito em ver meus clientes entrando correndo na loja nervosos com essa modalidade de cobrança.
    Direito de ir e vir tem q ser respeitado

  8. Os pardais instalados são uma vergonha, ao invés de contribuir com o fluxo normal do trânsito, são, na verdade transtorno. Deveria ser uma maneira de educar, mas não, é mais uma modo de ferrar o cidadão. Se quisermos ser com olhos voltados para o futuro, a saída é lombada eletrônica, que educa e não esse lixo instalado. Quanto a sequência de fluxo no trânsito nas avenidas de nossa cidade os semáforos não abrem em sequência, permitindo longas filas e perda de tempo. Quanto a Zona Azul, na verdade é uma zona, pois na zona o cidadão se diverte e paga e nessa zona azul só paga e passa raiva.

  9. Respeita nossa cidade peverson;que nome mais estranho; ta mais pra perverso; se Curitiba é tão boa assim que você está fazendo aqui;vai pra lá;aqui muito melhor de emprego que muitas capitais; todo dia chega milhares de paranaenses; gauchos; nordestinos;em busca de trabalho ; vai morar pra lá já que nossa cidade voce chama de currutela; e o prefeito está tentando melhorar a cidade; não é fácil administrar e agradar a todos; garanto que você nem sabe administrar sua casa senão não estava aqui procurando emprego . Respeita nossa cidade seu perverso ou volta pra sua Curitiba ; só tem beleza emprego que é bom nada

  10. Tudo errado, ficamos no sol na fila para usar o cartão, pq as máquina dão problema e isso bem na hora q mais precisamos. Nem em Cuiabá isso deu certo q e uma capital. Imagine em Rondonópolis?

  11. Este estacionamento rotativo é um assalto de mão armada, não pode nem parar pra descer alguém que eles já estão cobrando, tem que explicar a eles o que é parar e o que é estacionar, um dia eu parei e quando vi, a moça já tinha fotografado a placa de meu carro, fui argumentar ela disse me parou pagou… isto é um absurdo!!!

  12. Eu acho um absurdo, esse sistema, como o colega acima citou isso é interesse político, não precisamos desse tipo de cobrança em nossa cidade. Gostaria de saber se um carro ou moto sofrer qualquer dano ou roupo se o rotativo vai se responsabilizar se a caso aconteça alguma eventualidade??.

  13. Eu acho um absurdo, esse sistema, como o começa acima citou isso é interesse político, não precisamos desse tipo de cobrança em nossa cidade. Gostaria de saber se um carro ou moto sofrer qualquer dano ou roupo se o rotativo vai se responsabilizar se a caso aconteça alguma eventualidade??.

  14. Venho de Curitiba. Esse sistema foi copiado de lá. Piazada, vocês querem copiar um sistema de uma cidade de 3 milhões de habitantes numa cidadezinha de fim de mundo com “apenas” 200 mil habitantes. Façam-me o favor.Daqui a pouco vão copiar o rodizio de São Paulo… Veja isso apenas como “interesses políticos”…se é que me entendem.

  15. Como vai ser feito esta pesquisa? Acho um absurdo você encosta o carro para deixar alguém e ja vi uma pessoa te olhando, pra ver se vc esta ou não estacionando. Senhor Prefeito a CF nos garante o direito de ir e vir. E o senhor esta na cara dura nos tirando este direito quando nos cobra para podemos usar a rua que pelo que sei é pública. Vergonhoso, porque ao invés do senhor fechar contrato com esse tipo de serviço, o senhor não investe mais em saúde, educação, e no paisagismo da cidade. Esse aspecto sim tinha que ser modificado. A entrada dessa cidade é horrível, faz vergonha.

  16. O problema é que está sendo implantado onde não existe essa necessidade, isto é, longe do centro da cidade, onde cria transtornos. Normalmente nesses locais existem residências e as pessoas que ali moram não podem estacional defronte sua residência, pois tem que pagar, o mesmo acontece defronte o supermercado Tend Tudo, um absurdo e mais absurdo ainda que ali não tem vaga para idoso e nem para deficiente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Embora a hipertensão arterial seja doença de maior prevalência em adultos, afetando cerca de 30% da população brasileira, o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img