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, 20 maio 2024
 
 

BR-163 tem redução de 12% nas mortes em 1 ano

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Demais trechos da BR-163/364 em Mato Grosso ainda não tiveram trechos duplicados e liberados para o tráfego pela concessionária
No atendimento pré-hospitalar, foram 10 mil usuários socorridos desde 20 de setembro de 2014, a maioria vítimas de acidentes de trânsito

Houve uma redução de 12% no número de mortes na BR-163 em Mato Grosso em um prazo de 1 ano, período em que a rodovia passou a contar com o Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU), conjunto de serviços que envolvem desde inspeção na pista até o atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidentes. Neste período, 100 mil ocorrências foram registradas, sendo 38 mil resgates mecânicos, em função de panes nos veículos. As informações são da Concessionária Rota do Oeste, responsável pela prestação dos serviços.
Somado às obras de melhorias nas condições da estrada, o Sistema de Atendimento ao Usuário foi responsável por reduzir o número de vítimas fatais de 127 para 112 nos últimos doze meses. Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Arthur Nogueira, a redução no tempo de atendimento ao cidadão foi o ganho mais importante registrado com o início da prestação de serviços operacionais na rodovia. “Nem sempre conseguimos chegar imediatamente à uma ocorrência e com o SAU o atendimento ao usuário é mais rápido. Quando nossa viatura chega, o local está sinalizado, limpo e a desobstrução da via é muito mais rápida. Isso sem falar nas vidas que são salvas, que é o principal benefício”, disse.
Além de atendimentos em função de panes nos veículos, o Sistema também atuou em casos de atendimentos a vítimas de acidentes, nascimentos e resgates de animais. O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, destaca que todos os serviços prestados têm como principal objetivo a segurança dos usuários e trafegabilidade da rodovia. “Quando resgatamos um veículo quebrado ou sinalizamos o local onde há derramamento de carga, evitamos que um acidente venha acontecer e retiramos o usuário do local de risco. É um trabalho preventivo, antes de mais nada”, argumenta.
A solicitação de recursos pode ser feita por meio do telefone 0800 065 0163, que possui ligação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por administrar todo o sistema de atendimento. Outro meio é o serviço de inspeção 24 horas, que conta com 19 veículos em circulação permanente na rodovia para identificação de situações que carecem de atendimento. Em Mato Grosso, são 18 bases de atendimento e serviço de inspeção, sendo uma em Rondonópolis, e um centro de controle que monitoram a rodovia o tempo todo.
Já no atendimento pré-hospitalar, foram 10 mil usuários socorridos desde 20 de setembro de 2014, a maioria vítimas de acidentes de trânsito, totalizando 7.876 pessoas, independente da gravidade dos ferimentos. Outros 2.002 foram atendimentos clínicos, de pessoas que chegaram até as bases ou trafegavam pela rodovia quando sentiram algum tipo de mal-estar e receberam assistência dos profissionais da Rota do Oeste. (Com apoio da assessoria)

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