18.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Transparência no trânsito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Um recente levantamento divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que mais de 60% dos municípios analisados quanto à implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei da Transparência) tiraram nota zero. Esse resultado pífio também é sentido em Rondonópolis, onde até organismos como o Observatório Social enfrenta dificuldades em obter documentos e informações.
Falando em transparência, diante de toda a polêmica envolvendo o sistema de fiscalização eletrônica do trânsito neste começo de ano em Rondonópolis, seria justo que a Prefeitura procurasse criar mecanismos de acompanhamento da sociedade quanto à aplicação mensal dos recursos gerados das multas aplicadas.
Sabemos que demanda um tempo até que as infrações registradas na fiscalização eletrônica comecem a resultar em recursos no caixa da Prefeitura. Acreditamos que, passados mais de seis meses em funcionamento, o sistema já esteja gerando divisas ao Município. Devido à falta de informações, não sabemos quanto e onde estão sendo aplicados esses recursos.
Convém que a Prefeitura se valha da transparência pública para informar a população que as multas aplicadas no sistema, além de reduzir acidentes, estão melhorando a estrutura do nosso trânsito. Vale informar que, descontados os percentuais de repasses obrigatórios, os recursos originados das multas devem ser usados exclusivamente em investimentos no trânsito, seja em mobilidade ou educação.
Nesse primeiro momento, uma das prioridades no trânsito em Rondonópolis deve ser a modernização do sistema semafórico, assim como sugerido pelo vereador Thiago Muniz (PPS), em sessão desta semana na Câmara Municipal. Atualmente, os motoristas da cidade sofrem com a falta de sincronização de vários semáforos da cidade, o que gera travamento no trânsito e denúncias de multas indevidas por parar no cruzamento.
Realmente, Rondonópolis precisa de semáforos computadorizados e de última geração para atender sua demanda atual, sendo crucial que essa nova fase vivida pela cidade, com a fiscalização eletrônica, seja acompanhada da transparência pública necessária.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img