15.6 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

Observatório Social promove hoje o “Dia da Cidadania”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Simone  Pinhata e Shirlei Mesquita : visita ao A TRIBUNA para divulgar o “Dia da Cidadania”
Simone Pinhata e Shirlei Mesquita : visita ao A TRIBUNA para divulgar o “Dia da Cidadania”

Será realizado hoje (28), o “Dia da Cidadania”. A finalidade é divulgar e promover o Observatório Social de Rondonópolis (OSR), buscando aproximar a comunidade e a gestão pública, além de incentivar o cidadão a participar de forma ativa no dia a dia da administração pública. O evento será na Praça Brasil, das 9h às 17h.
O Observatório Social de Rondonópolis, sendo uma ONG sem fins lucrativos, democrática, apartidária e que não recebe nenhum tipo de verba publica, atua como instrumento em busca da transparência na gestão pública. A ONG é integrada por cidadãos que transformam seu direito de indignar-se em atitude, atuando ativamente na sociedade e junto aos autorizadores dos gastos públicos.
Para as organizadoras do evento, Shirlei Mesquita Sandin, presidente do OSR e Simone Hellen Pinhata, coordenadora da instituição, o “Dia da Cidadania” tem o objetivo de mostrar ao cidadão comum que ele pode contribuir no combate à corrupção. “Vamos dar a esses indivíduos opções de como podemos erradicar a corrupção”, pontuaram.
No evento, segundo elas, serão desenvolvidas atividades sob as temáticas controle social, prevenção à corrupção, cidadania, gestão pública, educação fiscal, resgate de valores cívicos, de honestidade, reforma política democrática e eleições limpas.
De acordo com Shirlei e Simone, o Portal da Transparência já é garantido por lei federal e municipal desde 2009. A lei da transparência, obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet em tempo real. “Porém, ainda não foi colocada em prática como garante a lei. Se a lei da transparência fosse aplicada na prática, o trabalho do Observatório seria melhor e mais completo, sem ocupar tempo dos servidores e nem das secretarias, protocolando ofícios e aguardando prazos. Transparência é um direito do cidadão e dever da administração pública. E é nessa luta que estamos engajadas”, externaram.
Segundo as representantes do OSR, Rondonópolis está começando a despertar para a questão do controle social. “Hoje, o município dispõe de um aplicativo social chamado COLAB, que liga o cidadão à Prefeitura, dando a ele condições de participar da administração municipal. Por meio do COLAB, o cidadão pode exercer sua cidadania, solicitando melhorias e apontando os problemas de infraestrutura que afetam a vida da comunidade e obter resposta em tempo real, mas infelizmente a sociedade ainda não aderiu. Precisamos usar essas ferramentas em nosso favor para contribuirmos na melhoria da gestão pública e numa melhor qualidade de vida. Vamos conhecer nossos direitos e exercê-los. Reclamar, denunciar nas instâncias devidas e dentro dos procedimentos estabelecidos e disponíveis”, finalizaram.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Começa nesta quinta: Queijos de Mato Grosso premiados estarão disponíveis na FIT Pantanal

Os queijos mato-grossenses premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em abril, em São Paulo, estão entre...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img