30.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Mato Grosso comemora hoje 267 anos

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Comemorações do aniversário de Mato Grosso estão centralizadas na Capital do Estado
Comemorações do aniversário de Mato Grosso estão centralizadas na Capital do Estado

Mato Grosso completa hoje, dia 9 de maio, 267 anos – contados a partir da instituição da Capitania de Mato Grosso, em 1748. Para comemorar o aniversário, o Governo do Estado vai oferecer diversas atividades no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá.
Música, teatro, atividades esportivas e de lazer estão na programação. Serão no total 14 horas de atrações para toda a família. No local também foi montada uma praça de alimentação.
Há opções de esportes radicais para os aventureiros, modalidades tradicionais para os atletas e lazer para crianças, adultos e idosos. A comemoração começa às 8h e segue até 16h, com atividades gratuitas ocorrendo simultaneamente o dia todo. Das 16h até as 22h serão realizadas as intervenções artísticas e culturais, como teatro, feira literária e shows.
A programação inclui apresentações de freestyle (desafios e manobras de equilíbrio com a bola) e flashmob, além de demonstrações e oficinas de artes marciais (judô, karatê, jiujitsu, taekwondo e luta olímpica) e desafios atletismo, futebol de rua, basquete 3×3 e minivôlei. As recreações incluem tênis de mesa, frescobol, frisbee (atividade com disco), futebol de botão e pebolim, além de playground para as crianças. Outra opção são os jogos de salão, com disputas de xadrez, bozó, baralho e dominó.
HISTÓRIA
Antes da chegada dos europeus, a região onde hoje fica o Estado de Mato Grosso era uma territorialidade ameríndia, ocupada pela grande nação bororo. Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas no novo mundo entre os dois países. Por esse tratado, a região de Mato Grosso ficaria sobre o domínio dos espanhóis.
Os portugueses então vieram até esta região procurando por ouro e no dia 8 de abril de 1719, o chefe da expedição bandeirante, Pascoal Moreira Cabral, escreveu um documento ao Rei de Portugal relatando a descoberta de minas nos sertões do Rio Cuiabá. Em 1722, eles encontram uma grande mina no entorno do córrego da prainha, chamado na época pelos índios bororós de Ikuiebo, o córrego das estrelas. Já Cuiabá vem de Ikuiapa, que era o lugar de pesca com flecha arpão.
A descoberta do ouro fez com que o capitão-geral da capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, viesse até a região. Em 1º de janeiro de 1727, ele fundou a Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá. Menezes foi o responsável por inaugurar os espaços administrativos, como o palácio dos capitães – onde hoje fica o Palácio Alencastro e a igreja Matriz. Cuiabá passou a ser a sede da administração local, subordinada a capitania de São Paulo.
A partir de 1742, a coroa portuguesa viu a necessidade de estabelecer uma ocupação mais efetiva da região, por meio do princípio do uti possidetis, a posse útil da terra. Isso porque a região das Minas do Mato Grosso ficava muito próxima das ocupações espanholas na América do Sul e por lá existiam apenas alguns arraiais mineradores. Portanto, em 9 de maio de 1748 foi criada a capitania de Mato Grosso, desmembrada da capitania de São Paulo. O território original da capitania compreendia o espaço dos atuais estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img