27.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Formatura do Proerd marcada pela emoção

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Formatura do Proerd (1) - 09-12-14

A noite da segunda-feira (8) foi de festa para os formandos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da rede municipal de ensino. Ao todo, 1.024 alunos participaram do curso que é ministrado nas escolas com objetivo de trabalhar prevenção ao uso de drogas e à violência.
A cerimônia que emocionou os presentes pela alegria contou com a presença do comandante estadual do Proerd, coronel PM Jacques Lopes da Cunha e do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar Josadack Valdivino Teixeira. Além do certificado de participação, foram sorteadas seis bicicletas para os alunos.
O resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano refletiu no comportamento das crianças. Nas redações, depoimentos do que aprenderam e no juramento feito por todos, o compromisso de não usar drogas. Entre as abordagens do tema, registros dos problemas de saúde ocasionados pelo uso de substâncias que causam dependência, tanto legais (fumo e álcool) como ilegais, maconha e cocaína, e de transtornos sociais e familiares.
O alerta da falta de combinação entre drogas e família foi feito pelo prefeito Percival Muniz que cantou uma musiquinha que os pais o ensinaram na infância e pediu às crianças que valorizem os pais. “Criança é só amor, os adultos é que ensinam outros sentimentos. E não existe amor maior que de pai para filho. E a vida nos mostra que quando o jovem vai para as drogas deixa a casa, deixa os pais. E isso é um erro”, lembrou elogiando o nível de informação demonstrado pelos alunos sobre o assunto.
Coronel Jacques destacou que é através de programas como este que a Polícia Militar se aproxima da sociedade e contou que os polícias que trabalham com as crianças representam super-heróis. O conselho foi para que as crianças se inspirem nos super-heróis e se afastem de más companhias que podem levá-las às drogas e à criminalidade.

Ao todo, 1.024 alunos participaram do curso que é ministrado nas escolas com objetivo de trabalhar prevenção ao uso de drogas e à violência
Ao todo, 1.024 alunos participaram do curso que é ministrado nas escolas com objetivo de trabalhar prevenção ao uso de drogas e à violência

A secretária Ana Carla ressaltou o envolvimento das crianças no programa e o empenho dos profissionais que atuam nas palestras. “Trabalhamos para que estas crianças tenham o máximo de conhecimento no presente para que vivam hoje com alegria e tenham um futuro de sucesso, na profissão que escolherem, seja como profissionais liberais ou mesmo como políticos”.
Karine Alves Caetano, 11, aluna da escola Firmício Alves Barreto contou que pelo menos 10 pessoas foram assassinadas na rua da sua casa, boa parte com problemas de drogas. “Aprendi que não devemos andar com más companhias e gostei de saber coisas novas a cada encontro. Um dia se falava sobre drogas, no outro sobre álcool e vi como isso acontece porque observei a minha vida”, contou.
A colega amiga dela, Jenifer Martinez, 10, também gostou do que aprendeu e lembrou que as drogas estão bem mais perto do que pensamos. “Vimos o que acontece em casa, onde moramos e também o que acontece com quem se envolve com drogas. Não queremos isso, não vou usar drogas nunca”.
A noite contou com apresentação da aluna do Proerd, Tamires Delavi, da Banda Pequenos Jovens, Grandes Talentos e muita alegria nas canções que tinham como tema prevenção ao uso de drogas. Pais e amigos também assistiram a solenidade que contou com a presença de secretários, vereadores e diretores.
PROERD
O programa existe no Brasil desde 1992 e já formou milhares de alunos, sendo que é reconhecido internacionalmente como referência na prevenção ao uso de drogas e à violência. Em Rondonópolis, existe desde 2001 e já formou mais de 50 mil pessoas entre alunos e pais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img