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, 19 maio 2024
 
 

Vivo faz compromisso de melhora na cidade

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reuniao do procon e a vivo - 24-09-14

Vários compromissos de melhorias foram assegurados na manhã de ontem (24/09) por representantes da operadora Vivo, durante audiência pública com o Procon de Rondonópolis e entidades, objetivando discutir os problemas da baixa qualidade do sinal da empresa na cidade. Na audiência realizada na sede da Prefeitura, houve uma cobrança bastante incisiva e forte por parte de todas as entidades quanto aos transtornos causados pela operadora na cidade. O coordenador do Procon de Rondonópolis, Juca Lemos, considerou o resultado da audiência muito positivo, destacando que foi estabelecido um canal de conversação com a Vivo diante dos problemas e transtornos vividos pelos usuários dos serviços da empresa na cidade.
Entre os representantes das entidades e instituições locais que se fizeram presentes nesta audiência, cita-se a Prefeitura, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (Uramb), Sindicato do Comércio Varejista, entre outros. Por parte da empresa estiveram a diretora institucional da Vivo para o Centro-Oeste, Alessandra Lugato, de Brasília (DF), o representante do setor jurídico de relacionamento da empresa com os Procons, e o gerente regional da empresa, Emerson Costa, de Cuiabá.

Audiência realizada entre representantes da operadora Vivo, o Procon de Rondonópolis e entidades/instituições diversas para discutir problemas na qualidade do sinal na telefonia móvel
Audiência realizada entre representantes da operadora Vivo, o Procon de Rondonópolis e entidades/instituições diversas para discutir problemas na qualidade do sinal na telefonia móvel

Diante das discussões e cobranças, a Vivo se comprometeu em por em funcionamento mais três novas torres (sites) na cidade até dezembro de 2014, sendo uma no Novo Horizonte, uma no Parque São Jorge e mais uma em outra região a ser definida. Até março de 2015, a operadora garantiu uma solução em 95% para a alegação de frequentes rompimentos de cabos subterrâneos, usados na transmissão de sinal entre Rondonópolis e Cuiabá. Esses rompimentos, segundo a empresa, são atribuídos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com as obras de duplicação da BR-364. Contudo, vale informar que, em outras ocasiões, quando questionadas pelo A TRIBUNA, as empreiteiras negam qualquer prejuízo aos cabos de telefonia. Quando há algum dano, atestam que fazem o reparo de imediato. O Procon também questionou essa alegação e diz não aceitá-la como justificativa para os problemas. A Vivo informou ontem, por sua vez, que pretende reforçar a transmissão desse sinal a Cuiabá através de cabos suspensos, aéreos.
Em outubro próximo, após as eleições, a Vivo ficou de enviar a Rondonópolis um técnico, que, junto com o Procon, vai percorrer todos os bairros e regiões da cidade, fazendo uma readequação no posicionamento das antenas para correções no sinal. O Procon acertou ainda de se reunir com o setor jurídico da Vivo e discutir uma forma de reparar o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos a título de multas aplicadas. Também definiu a reparação por danos morais aos usuários. Para isso, o Procon vai levantar junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os dias/períodos de interrupção ou falhas na prestação do serviço e apresentar à empresa para recompensar em forma de crédito (pré-pago) e em forma de bônus (pós-pago) para todos os usuários que tiveram problemas. Neste caso, contudo, Juca Lemos vai cobrar que, ao invés de bônus, seja concedido desconto nas faturas. Outra cobrança a ser feita à empresa é a reparação a título difuso aos usuários que ingressaram com ação junto ao Procon.
Ontem, Juca Lemos também fez a apresentação dos trabalhos do Procon, desde 2006, quanto às reclamações registradas pelos usuários contra a Vivo junto ao órgão. “A opinião do Procon, assim como do prefeito, é que temos que ter uma agenda positiva para solucionar os problemas, garantindo qualidade aos usuários e a reparação dos graves problemas e transtornos que a Vivo tem causado ao povo de Rondonópolis. Essa agenda positiva foi garantida”, externou o coordenador.
A operadora Vivo possui mais de 150 mil linhas somente em Rondonópolis, representando cerca de 66% do mercado local de telefonia móvel.

Principais garantias dadas ontem pela Vivo para melhoria dos serviços:

* Por em funcionamento mais três novas torres (sites) na cidade até dezembro de 2014.
* Até março de 2015, garantir uma solução em 95% para a alegação de frequentes rompimentos de cabos subterrâneos, usados na transmissão de sinal entre Rondonópolis e Cuiabá. Para isso, informou que pretende reforçar a transmissão desse sinal a Cuiabá através de cabos suspensos, aéreos.
* Em outubro próximo, após as eleições, a Vivo ficou de enviar a Rondonópolis um técnico, que, junto com o Procon, vai percorrer todos os bairros e regiões da cidade, fazendo uma readequação no posicionamento das antenas para correções no sinal.
* O Procon acertou de se reunir com o setor jurídico da Vivo e discutir uma forma de reparar o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos a título de multas aplicadas.
* Também definiu a reparação por danos morais aos usuários. Para isso, o Procon vai levantar junto à Anatel os dias/períodos de interrupção ou falhas na prestação do serviço e apresentar à empresa para recompensar em forma de crédito (pré-pago) e em forma de bônus (pós-pago) para todos os usuários que tiveram problemas.

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