18.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Associação dos Surdos conquista sede

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A sede da Associação dos Surdos de Rondonópolis, que fica no bairro Nossa Senhora do Amparo
A sede da Associação dos Surdos de Rondonópolis, que fica no bairro Nossa Senhora do Amparo

Após 15 anos de atuação, a Associação dos Surdos de Rondonópolis (Assuroo) conseguiu uma sede para o desenvolvimento das suas atividades. Para comemorar a conquista e celebrar os 15 anos da Associação, uma festa de confraternização foi realizada, recentemente, na Paróquia Santa Terezinha. As estimativas são que Rondonópolis conta com aproximadamente 1.500 surdos, considerando surdez profunda (total), severa e moderada.
O atual presidente da Assuroo é o Adilson de Moraes, que há cerca de 10 anos vem atuando em prol da entidade e dos direitos da categoria, para que os surdos tenham seu devido espaço na sociedade. A intérprete e voluntária na Assuroo Vanuza Martins Leite observa que Adilson é “um exemplo de determinação e caráter, bem esclarecido, totalmente politizado, conhecedor das leis, direitos e deveres, não só dos surdos, mas com visão geral da inclusão”.
Conforme Vanuza, a trajetória até a conquista da sede foi de muita luta e persistência. Ela explica que, até então, a Assuroo existia apenas no papel e agora possui um local fixo para iniciar um trabalho social e de inclusão social. Com a sede garantida pela Prefeitura, diz que será possível dar cursos, promover qualificação, assim como ser um espaço de troca de experiências, convivência e confraternização.
De forma geral, Vanuza diz que uma das maiores dificuldades dos surdos na sociedade é a dificuldade para o estabelecimento da comunicação. Ela atesta que um grande número de surdos não tem conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), comunicando-se apenas através de gestos. Também observa que são poucos intérpretes na cidade, sendo necessária a difusão da Libras. Nesse sentido, espera que a sede possa ajudar na difusão do ensino da Libras.

Pessoal trabalhando na limpeza da sede da Associação
Pessoal trabalhando na limpeza da sede da Associação

Apesar da conquista da sede, a voluntária lamenta que existe apenas o espaço, não havendo mobiliário e estrutura nenhuma para o desenvolvimento das atividades. “Não temos nada: nenhum material, nenhuma estrutura, enfim, quero também, se possível, apoio de empresas e simpatizantes para estar conosco nesse começo difícil, com doações (móveis, equipamentos, materiais de consumo, enfim, tudo o que é necessário para o sucesso do projeto)”, externou. “Se alguém quiser ajudar, será muito bem vindo”, acrescentou.
Vanuza destaca ainda a importância das famílias com surdos buscarem a Assuroo, onde terão um apoio para o estabelecimento dos direitos da categoria, bem como seu espaço social, de trocas de experiências, conhecimento e aprendizados. “Vamos estar lutando pelos direitos dos surdos… Pretendemos nos organizar para montar várias atividades”, repassou.
As pessoas que queiram ajudar com a estruturação da Assuroo, seja com mobiliário ou aporte financeiro, podem ligar para o telefone (66) 9603-0993. As famílias que queiram levar seus surdos para a entidade também podem ligar para esse número ou comparecer à sede da Associação, na Rua Pio XI, 88, Nossa Senhora do Amparo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img