18.2 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Técnico da Saúde descarta surto de coqueluche

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a doença em todas as unidades espalhadas pela cidade
A secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a doença em todas as unidades espalhadas pela cidade

Os boatos que surgiram em Rondonópolis sobre a existência de diversos casos de coqueluche entre a população infantil da cidade são desmistificados pelos levantamentos do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município que fez os exames necessários nos 38 casos de suspeitas notificadas. Desse total, apenas o caso de uma menina foi confirmado.
O enfermeiro Gilvani Alves Meira conta que todas as crianças com sintomas suspeitos estavam com o cartão de vacinação em dia. A secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a doença em todas as unidades espalhadas pela cidade. A vacina contra a coqueluche está sempre combinada com aquelas contra tétano e difteria nas doses tríplice bacterianas.
Gilvani Meira alerta que a melhor prevenção da coqueluche é a vacinação a partir do segundo mês de vida. São três doses no primeiro ano de vida e duas de reforço entre 15 e 18 meses e entre 4 e 6 anos. A vacina protege por 10 anos. Por isso, é recomendado outro reforço na adolescência e na idade adulta. O Ministério da Saúde ainda não oferece essas últimas doses na rede pública.
Profissionais médicos explicam que o diagnóstico da coqueluche pode ser bastante difícil. Baseado no quadro clínico, o diagnóstico é confirmado pelos exames laboratoriais, como os realizados pela prefeitura nas crianças com suspeita da doença. O tratamento deve ser orientado pelo médico para evitar complicações, como pneumonia e broncopneumonia.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img