25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Comércio aos domingos divide opiniões

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Algumas lojas já haviam começado a disseminar a cultura de abrir aos domingos em Rondonópolis
Algumas lojas já haviam começado a disseminar a cultura de abrir aos domingos em Rondonópolis

Um dos pontos mais polêmicos da convenção coletiva do comércio de Rondonópolis para o presente ano foi em relação à abertura das lojas aos domingos. Após muitas discussões, conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, ficou acertado que apenas no 2º domingo de cada mês fica facultado a abertura do comércio em geral na cidade. Nos outros domingos, o comércio não poderá abrir, lembrando que esta normativa não vale para shopping e supermercados. A decisão divide opiniões na cidade, uma vez que o comércio local vem recebendo grandes nomes do varejo nacional.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Almir Batista de Santana, explicou que houve uma ampla discussão com empresários de vários segmentos da cidade e, por fim, chegou-se ao consenso de permitir a abertura do comércio local apenas no segundo domingo de cada mês. Ainda assim, ele explica que a abertura neste domingo fica a critério de quem achar necessário e viável. Apesar de reconhecer que haja algumas empresas com interesse de abrir todos os domingos, acredita que a decisão tomada entre Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Rondonópolis não vai trazer prejuízos.

Em 2013, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Rondonópolis iniciou uma grande campanha contra o funcionamento do comércio aos domingos, alegando que os comerciários procuraram o Sindicato apontando que o trabalho aos domingos vinha prejudicando a convivência familiar, as relações familiares e os momentos de lazer. Mesmo assim, os consumidores e até muitos funcionários aprovam a abertura do comércio rondonopolitano aos domingos.

Desde o ano passado, o Jornal A TRIBUNA vem recebendo vários depoimentos de funcionários a favor do trabalho aos domingos. “Isso está afetando nós, trabalhadores, que ganhamos mais por trabalhar aos domingos. O Sindicato do Trabalho diz ter verificado junto com os funcionários, mas não me perguntaram se eu gostaria que fechasse aos domingos. Isso está prejudicando muitos trabalhadores em questão salarial e também deve gerar uma demanda de funcionários mandados embora. Tem que verificar se todos os trabalhadores estão de acordo com esse acordo…”, opinou ontem uma trabalhadora no site do A TRIBUNA na internet.

Com a nova convenção coletiva, as empresas que atuam em Rondonópolis precisam se adequar à decisão. Para o coordenador de vendas da Pernambucanas, Érico Franklin, o acordo firmado entre os dois sindicatos não interfere na atuação da empresa na cidade, já que, desde o ano passado, vinha abrindo a unidade local sempre no segundo domingo de cada mês. Ele avaliou que a opção de abertura um domingo por mês vem sendo rentável para a empresa, não vendo a decisão da convenção coletiva de 2014 com preocupação.

No caso da loja Havan, que abre todos os domingos, a empresa vem tomando medidas para que possa continuar oferecendo esse diferencial. A gerente da Havan em Rondonópolis, Mary Nascimento, explicou ao Jornal A TRIBUNA que a empresa vem buscando se enquadrar na cláusula referente aos supermercados, que ainda está em finalização na convenção coletiva. Ela justifica que a loja tem uma estrutura diferenciada, como tamanho, segurança, praça de alimentação, estacionamento próprio/coberto e venda de alimentos.
Conforme Mary Nascimento, as lojas de rua que decidem em não abrir aos domingos em pleno século XXI estão perdendo. A gerente observa que muitas cidades já fizeram essa pressão pelo fechamento aos domingos, mas que se trata de uma cultura que precisa se mudada, uma vez que Rondonópolis está em constante crescimento. “As pessoas buscam a loja no domingo para comprar porque tem pouquíssimas opções neste dia”, avalia.

Mesmo com a nova convenção coletiva, Mary Nascimento está confiante que será possível o enquadramento para o funcionamento da loja todos os domingos. “Para nós, é muito interessante abrir aos domingos e feriados”, externou, explicando que espera apenas uma definição na cláusula que está em discussão com o setor supermercadista sobre o calendário de abertura nos feriados.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Previsões do mercado para Selic, inflação e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img