19.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Dilma prevê futuro promissor com complexo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Presidente Dilma Roussef, diante de demais autoridades na solenidade de inauguração do Complexo Intermodal de Rondonópolis
Presidente Dilma Roussef, diante de demais autoridades na solenidade de inauguração do Complexo Intermodal de Rondonópolis

Dilma roussef passeou de trem no terminal ferroviario de rondonopolis - 19-09-13

Ao inaugurar ontem (19/09) o terminal ferroviário de Rondonópolis, o Complexo Intermodal da América Latina Logística (ALL), a presidente da República, Dilma Rousseff, destacou que, ao conhecer a estrutura construída na cidade, chegou à conclusão do potencial de transformação que esse empreendimento tende a gerar na economia local. Por ser um complexo intermodal, vislumbrou que o empreendimento deve atrair muitas empresas e gerar empregos e renda, transformando todo o seu entorno.

Dilma afirmou que tem a clareza da necessidade de investir na infraestrutura, principalmente para gerar qualidade de vida e desenvolvimento para o Brasil. Desde quando era ministra da República, externou os esforços para a chegada da ferrovia em Rondonópolis. A presidente lembrou que a visão de uma ferrovia para interligação do interior brasileiro vem desde o começo do século XX, com Euclides da Cunha, e, posteriormente, na década de 1970, ganhou a adesão do então senador Vicente Vuolo, hoje falecido.

Apesar dos atrasos em relação aos investimentos no setor ferroviário brasileiro, observou que o Governo Federal vem procurando corrigir essa defasagem. Ela falou que o investimento em Rondonópolis significa um exemplo de logística intermodal, com centro na ferrovia, facilitando o escoamento, reduzindo custos e gerando benefícios. Também citou os esforços em melhorar as estradas vicinais, com programa voltado para cidades com até 50 mil habitantes, com fornecimento de kits de maquinários às prefeituras. “O Brasil é grande e diversificado e isso nos obriga a aceitar todas as soluções possíveis, sem preconceito”, justificou.

Dilma chegou a dizer que estava na inauguração do Complexo Intermodal de Rondonópolis como uma “mãe”, pois acompanha o projeto de expansão a partir de Alto Araguaia desde a sua gestação e que agora espera que ele “possa andar, falar, crescer…”. Inclusive, afirmou que o conceito de complexo instalado em Rondonópolis precisa ser estendido para todo o Brasil, pois facilita o escoamento da produção, gera desenvolvimento e significa mais respaldo para o crescimento do Brasil, que tem base econômica no agronegócio.

A presidente enfatizou ainda as parcerias com prefeituras e Estados para implementação de programas diversos, seja em habitação, crédito, na área social, formação técnica, entre outros. Nessa hora, ela aproveitou para esclarecer a necessidade do programa “Mais Médicos”, implantado diante da cobrança da própria população e diante de pesquisas que demonstram a defasagem desse tipo de profissionais no Brasil. Adiantou que pretende aumentar o número de médicos formados em Rondonópolis, não apenas em graduação, mas também em residência, para atender as diversas especialidades.

Finalizando, reportou que, até tempos atrás, quando se falava no interior brasileiro, se tinha uma imagem de atraso, algo que hoje está completamente mudado. Atualmente, enfatizou que o interior é um dos setores mais dinâmicos do Brasil, tendo Rondonópolis como símbolo dessa realidade. Por isso, garantiu que o Governo Federal pretende estar presente e investir nas carências do município, não apenas logísticas, mas sociais, com programas sociais qualificados.

Autoridades

   Além da presidente Dilma, do governador Silval Barbosa e do prefeito Percival Muniz, a lista de convidados para o palco de autoridades foi a seguinte: a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas; deputado estadual J. Barreto, representando a Assembleia Legislativa; o vereador Ibrahim Zaher, representando a Câmara Municipal; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos; superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Pinto; presidente da ALL, Alexandre Santoro; primeira-dama municipal, Ana Carla Muniz; diretor-executivo do Dnit, Tarcisio Gomes de Freitas; senadores Blairo Maggi e Kátia Abreu; deputados federais Carlos Bezerra, Wellington Fagundes e Edinho Araújo; prefeito de Itiquira, Betão Bortolini; primeira-dama do estado, Roseli Barbosa; vice-prefeito de Rondonópolis, Rogério Salles; o presidente do Conselho de Administração da América Latina Logística (ALL), Wilson Delara, além de mais um representante da ALL. O evento de inauguração do terminal contou ainda com funcionários da ALL, representantes da sociedade local, imprensa, empresários diversas, produtores rurais, líderes comunitários, vereadores, deputados estaduais, entre outros.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. De nada adiantou a imprensa mostrar a situação do terminal de A. Araguaia. Nosso prefeito, falou…falou que não daria licença p/ funcionamento e acabou sendo engolido pelas promessas da ALL. O caos vai chegar e logo. Esperem e verás.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img