Durante a inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, importantes conquistas para a malha rodoviária da região foram anunciadas pelo Governo Federal. Uma delas foi a determinação da presidente para incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a duplicação da BR-163 no trecho de 25 quilômetros entre a localidade do “Trevão” e o complexo ferroviário. Outra conquista foi a assinatura da ordem de serviço para o começo das obras de duplicação da BR-364 no trecho entre Jaciara e a Serra de São Vicente.
Os anúncios referentes a essas conquistas para a região couberam ao ministro dos Transportes, César Borges, que também participou da solenidade. Apesar da garantia dos recursos para a duplicação dos 25 quilômetros da BR-163 no acesso ao terminal, uma expectativa frustrada é que não foi anunciada a data de lançamento do edital para licitação das obras ainda. Em relação à duplicação da BR-364, informou os trabalhos para contemplação de um trecho de cerca de 350 quilômetros, entre Rondonópolis e Posto Gil. O ministro garantiu ainda a licitação dos dois trechos restantes para essa duplicação, entre a Serra de São Vicente e Cuiabá e entre Cuiabá e Rosário Oeste.
A ordem de serviços para as obras de duplicação da BR-364 entre Jaciara e Serra de São Vicente foi assinada pelo ministro dos Transportes, César Borges, pelo diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraesttrutura de Transportes (Dnit), Tarcisio Gomes de Freitas, e pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. Os trechos entre Rondonópolis e Jaciara e entre Rosário Oeste e Posto Gil estão em obras. Além disso, externou que toda BR-163/364 entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul e a cidade de Sinop será duplicada, através do Programa de Investimentos em Logística, com a concessão de rodovias para a iniciativa privada.
Em sua fala, o ministro César Borges enfatizou que se tratava de um dia histórico. “Rondonópolis vai escrever uma página nova na sua história com a operação desse Complexo Intermodal, que vem para dizer que o Brasil é grande, já que vai ser o maior da América Latina e está em Rondonópolis, em Mato Grosso, Brasil”, externou. Ele informou que foram investidos no empreendimento, contando a expansão dos trilhos da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis, com 260 quilômetros de extensão, e na construção do Complexo Intermodal quase 900 milhões. Nesse processo, externou que a participação do Governo Federal foi fundamental.
César Borges analisou ainda as conquistas propiciadas com o avanço do modal ferroviário, conseguido a partir do projeto de expansão da Malha Norte. Ele acredita que a chegada da ferrovia a Rondonópolis representa uma arrancada para que o Brasil se torne uma potência no setor ferroviário. Nesse contexto, informou que a ferrovia Norte Sul, ligando Palmas (TO) a Estrela do Oeste (SP), deve ficar pronta no ano que vem. No caso da ferrovia do Centro-Oeste, ligando Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO), também será uma realidade. “Precisamos escoar rapidamente a produção, diminuir os custos de transportes…”, avaliou.
ANDAMENTO – O chefe de serviço de engenharia do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia, avaliou ao Jornal A TRIBUNA que o consórcio de empresas liderado pela empresa Mendes Junior não deve conseguir estar com o trecho entre Rondonópolis e o distrito de Santa Elvira pavimentado na nova pista até o fim deste ano. Mesmo assim, afirmou que o propósito é concluir as obras de duplicação no trecho Rondonópolis a Jaciara antes do prazo. Em relação ao trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil, repassou que as obras de duplicação devem ficar prontas até dezembro de 2013.
Me engana que eu gosto!!! Segundo nossos ilustres deputados estao trabalhando firmemente para que a duplicacao seja uma realidade. Enquanto isso nao sai do papel a tão sonhada duplicacao de Mato Grosso!!! Cade nossos politicos influentes dep. Wellington Fagundes J. Barreto e os outros popstars que nao fazem nada a nao ser enganar a populacao!!!