24.9 C
Rondonópolis
 
 

Casario deve ganhar “praça coberta”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Casario de Rondonópolis, espaço onde iniciou o povoamento do município, tem o projeto para receber uma “praça coberta”, para sediar grandes apresentações e eventos culturais, abrigando até 2 mil pessoas sentadas. A administração municipal divulgou o projeto da obra, que deve envolver cerca de R$ 1,5 milhão em investimento.

O autor do projeto da “praça coberta” do Casario é o arquiteto e urbanista Alexandre Torres, também secretário municipal adjunto de Habitação e Urbanismo, que tem ficado com a missão de desenvolver projetos especiais para o Município. A ideia central para concepção do projeto foi dada pelo prefeito Percival Muniz.

Uma das preocupações foi que a estrutura da “praça coberta” não encobrisse os casebres que compõem o complexo histórico do Casario. Alexandre Torres explica que se trata de uma estrutura moderna, com linhas leves e que lembram um grande circo. A obra contempla um grande arco metálico estrutural e monumental, cujo ponto mais alto chega a 18 metros de altura, equivalente a um prédio de seis metros de altura. De uma ponta a outra da estrutura, são 75 metros de distância. O abrigo seria garantido por grandes lonas tensionadas.

Ao todo, a praça diante do Casario terá 2.230 m² de área coberta, com um palco de 167 m². Ao fundo, haverá dois banheiros públicos, com 63,08 m² cada. O projeto prevê a construção de 06 boxes para bares e lanchonetes, com 90,72 m², voltados para o passeio público próximo à Rua Rosa Bororo. Um espaço ao fundo da estrutura, vai servir como mirante para o Rio Vermelho. Para a construção, será necessário o nivelamento da área. Com o projeto arquitetônico concluído, agora está sendo trabalhada a execução dos projetos complementares da obra.

O secretário municipal adjunto informou que a ideia é que a “praça coberta” do Casario comece a ser construída ainda 2013, dependendo ainda da realização do processo licitatório. Os recursos para o desenvolvimento do projeto devem ser garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Wellington Fagundes e contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis. “A vontade do prefeito é concluir a obra o mais rápido possível”, externou.

Os casebres que compõem o Casario também passaram agora por um processo de revitalização, voltando à cor original branca. A intenção é que a maior parte dos casebres seja destinada à área cultural, ficando apenas um para restaurante.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img