29.5 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Mais de 12 mil almejam a casa popular

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Novos bairros que surgem de forma irregular são locais onde o problema da falta de habitação é gritante no município. Na foto, barracos no Acampamento Conquista
Novos bairros que surgem de forma irregular são locais onde o problema da falta de habitação é gritante no município. Na foto, barracos no Acampamento Conquista

–> LIBERADO –> A demanda pela casa própria se mostra crescente entre o público de baixa renda em Rondonópolis. Até o momento cerca de 12.200 pessoas já fizeram agendamento para efetivar a inscrição, até novembro de 2013, no novo cadastro informatizado do setor de habitação da Prefeitura. Devido as desistências na efetivação do cadastro e por não ter terminado a fase de inscrições, ainda não é possível saber o número real de famílias de baixa renda que não possuem a casa própria na cidade, mas a grande procura pelo novo sistema mostra a gravidade do problema.
Conforme o secretário municipal de Habitação e Urbanismo de Rondonópolis, Ildo Rodrigues, a Prefeitura trabalha para atender nessa área de habitação as famílias que necessitam de uma casa, mas não têm condições de conquistá-la, com renda familiar de até R$ 1.600,00, enquadrando-se no programa “Minha Casa, Minha Vida – faixa 1”. Ele explica que são famílias que vivem em moradias subumanas, pagam aluguel e recebem baixos salários, vivem de favor ou em áreas de risco. O Município não objetiva atender famílias sem casa e com renda familiar maior, as quais podem ter acesso a outros tipos de financiamento.
A demanda permanece crescente por habitações populares em Rondonópolis, segundo Ildo Rodrigues, devido à prática de seleção mal feita, até então executada por gestões anteriores, contemplando pessoas que não precisavam, e também devido ao contínuo crescimento da cidade, com muita gente chegando em busca de oportunidades. “Pessoas que não precisavam estavam sendo beneficiadas”, lamenta.
Entre o perfil básico das pessoas que almejam a habitação popular, o secretário municipal cita mulheres que chefiam o lar, casais com alto número de filhos menores de idade, idosos e pessoas com deficiência. Contudo, chama a atenção o grande número de mulheres que estão chefiando os lares. Para Ildo Rodrigues, essa realidade demonstra também a fragilidade na instituição familiar.
Como diferencial da sua gestão frente ao setor de habitação, Ildo Rodrigues atesta que pretende cumprir o que a Constituição prevê, com garantia de transparência em todo o processo, exemplificado com o cadastro único e informatizado em execução; com legalidade, cumprindo o que determina a lei e trabalhando sem protecionismo; e ainda com a necessária promoção de justiça social.
Veja, nesta reportagem, um pouco mais sobre a problemática de famílias que buscam a casa própria, em condições dignas de moradia, em Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. A instalação da ALL no nosso Municipio, com certeza foi um avanço para repercuções, internacionais, e nada mais juz do esse mega investimento em Roo esta cidade maravilhosa, conhecida como terra de Rondon, mas minha também! E percebemos que a mesma está no rumo certo para ser a capital do pantanal. Compartilhe vc tambem! abraços aos internautas; E vamos em frente pois atrás vem gente!

  2. Já que está disponibilizando casas para as pessoas do órgãos governamentais, a minha idéia é que seja criado um conjunto habitacional para todos os presidentes de bairros, e ex-presidentes de bairros, só assim estaria trabalhando, com maior coerência, social, e eu serei um dos primeiros a se cadastrar!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img