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Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Falha no dimensionamento da travessia urbana

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Tabela das obras de implantacao - 16-07-13O quadro apresentado neste texto comprova que o principal problema das irregularidades na obra da travessia urbana de Rondonópolis é de dimensionamento do projeto, principalmente considerando a defasagem entre a época de sua elaboração e a atual, que chega há 10 anos, com uma grande diferença de carga.
Por esse comparativo de dimensionamento das obras do Dnit na região sudeste do Estado, considerando a sub-base, base, camada antireflexão, binder e capa, percebe-se:
1-     Referente a obra em execução da travessia urbana,  tem um dimensionamento total de 38 cm da pavimentação;
2-     Um projeto de revisão foi feito para a restauração da pista existente, elevando o dimensionamento para 45,50 cm;
3-    Pelo projeto já elaborado para a duplicação da BR-163, até o terminal da Ferronorte, o dimensionamento chega a 52,50 cm;
4-    O projeto da obra da duplicação de Rondonópolis a Jaciara, já iniciado, é de 51,50 cm;
5-    A pavimentação do Viaduto na Av. Presidente Médici, foi dimensionada para um total de 45 cm.
Pelo quadro se conclui um subdimensionamento de 36% entre as obras de pavimentação da travessia urbana (38 cm) e do trecho de Rondonópolis a Jaciara (51,50cm), mesmo considerando que se trata da mesma rodovia, BR-364, com uma agravante de que no perímetro da travessia a carga chega a ser superior, com o aumento do fluxo de veículos.

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