35.8 C
Rondonópolis
 
 

Centro Cultural José Sobrinho oferece curso de lambada zouk em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Jorge Manoel - Laurimar Souza ao lado de Maurílio Fagundes, gerente do Centro Cultural José Sobrinho: na redação do A TRIBUNA para divulgar o curso de lambada zouk
   Jorge Manoel – Laurimar Souza ao lado de Maurílio Fagundes, gerente do Centro Cultural José Sobrinho: na redação do A TRIBUNA para divulgar o curso de lambada zouk

Jorge Manoel

Da Reportagem

A professora de dança Laurimar Souza irá ministrar  curso de lambada zouk, que terá início na próxima terça-feira (6) e irá até o dia 26 de outubro. As aulas de dança serão realizadas no Centro Cultural José Sobrinho, todas as terças-feiras, das 19 às 20h. As inscrições estão abertas, não têm nenhum custo, estão disponíveis 20 vagas e podem ser feitas no próprio Centro Cultural. Porém, Laurimar informou que 10 casais já se inscreveram, portanto, 50% das vagas já estão preenchidas. Os interessados serão atendidos nos períodos matutino e vespertino no próprio José Sobrinho.

Laurimar explica que o zouk  é um gênero musical  originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte e região nordeste do Brasil, especialmente no Pará, Amapá e Bahia, precisamente em Porto Seguro.

A professora de dança lembrou ainda que este gênero é praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa  e também em Santa Lúcia. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo das Antilhas.

Os criadores da lambada zouk foram o grupo Kassav, que misturaram o Calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a Acossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de zouk na Europa, em 1985, através da música “Zouk la sé sèl médickaman no uni” que cunhou o estilo com o nome Zouk.

Laurimar conta ainda que a lambada zouk é uma dança elétrica, com ritmo acelerado. Ela lembrou  que no Brasil a lambada surgiu no estado do Pará e tem base no Carimbó e na guitarrada, influenciada por vários ritmos como a Cumbia, o Merengue e o zouk.  Logo, a mistura teria caído no gosto popular e com a força de empresários franceses, o ritmo frenético se espalhou pela Europa e outros continentes nos anos 80.

Maurílio Fagundes, gerente do Centro Cultural José Sobrinho, falou que o ritmo é novo na cidade. “É uma novidade em Rondonópolis, a Laurimar é uma das poucas pessoas que dança esse ritmo aqui e por isso decidimos trazer para cá para que outras pessoas possam conhecer essa dança”, explicou.

“Sempre tive vontade de divulgar a lambada zouk aqui, mas tive medo de não ter aceitação, então recebi o apoio do Maurílio e decidi levar adiante esse projeto para trazer um novo ritmo para a cidade. Lembrando que uma aula de 40 minutos a pessoa pode queimar de 300 a 500 calorias”, completou Laurimar.

 

Jorge Manoel

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img