–> LIBERADO –> Apesar da declaração do prefeito Percival Muniz afirmando que as denúncias de irregularidades na travessia urbana na BR-364 não passam de “lenda urbana”, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (DNIT-MT), Luiz Antônio Garcia, reafirma ao Jornal A TRIBUNA os resultados do primeiro relatório técnico sobre as obras, feito no início de 2012, o qual apontou falhas na execução do serviço de pavimentação, no trecho entre o antigo aeroporto e o posto da PRF. A capa asfáltica terá de ser refeita nesse trecho.
Em pouco menos de dois meses de uso, o pavimento nesse trecho da travessia urbana apresentou visivelmente vários defeitos. Foi a constatação desse problema pelo vereador Milton Mutum, na época, que desencadeou várias outras suspeitas de irregularidades nas obras. O relatório revelou que uma das falhas verificadas foi que a empresa contratada errou na taxa da aplicação de betume (massa do asfalto). O documento foi encomendado pelo Dnit-MT, através da Maia Melo Engenharia, de Recife (PE).
A obra da travessia urbana é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Rondonópolis e o DNIT. Conforme Luiz Antônio, até agora, a Prefeitura de Rondonópolis não tomou nenhuma medida corrigindo ou contestando as falhas constatadas na capa asfáltica da pista nova nesse trecho da travessia. Por isso, o superintendente reforçou ao Jornal A TRIBUNA que essa falha detectada terá de ser sanada, pois esse primeiro relatório técnico continua valendo.
A obra tem um custo total de cerca de R$ 54 milhões, incluindo diversas benfeitorias em um trecho de 13,5 quilômetros. Vale ressaltar que Percival Muniz, nesse começo de 2013, encomendou um novo relatório sobre a situação das obras, o qual diz não ter encontrado defasagem significativa entre obras feitas e gastos.
DEFINIÇÃO – Percival Muniz ainda não definiu se a Prefeitura vai dar prosseguimento nas obras na travessia urbana ou se vai devolvê-la. Esta semana repassou que somente vai ficar com a gestão das obras, caso o DNIT autorize uma readequação no projeto. Ele quer, por exemplo, mudanças no projeto para aumentar a espessura da capa asfáltica do pavimento em todo o trajeto, entre outras garantias.
Duplicação BR-364 – Trecho entre Serra e Cuiabá terá nova licitação
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (DNIT-MT), Luiz Antônio Garcia, informou que as obras de duplicação da BR-364 entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, com 42,4 quilômetros, terá o seu novo edital de licitação publicado agora em maio de 2013. A primeira licitação para esse trecho foi considerada fracassada, com propostas com valores acima do orçado pelo governo. Agora o processo licitatório deve ser relançado, segundo Luiz Antônio, com a devida atualização do orçamento dos serviços.
Esse Senhor Superintendente do DNIT-MT Luiz Antonio Garcia,me parece que ele não entendeu que o Prefeito Percival Muniz pediu ao ministro. Ele pede uma readequação do projeto para terminar a obra. Posso estar engando,o que deixa entender pelo menos pra mim, que tem uma força estranha ar contra a cidade de Rondonópolis-mt. Portanto não é possível, deixem de conversa fiada, vamos resolver os problemas e não piorar a situação Sr. Luiz Antonio Garcia. O Prefeito disse que precisa readequar o projeto, para fazer a coisa certa. A população de Rondonópolis-MT não pode sofre mais com esta passagem urbana do jeito que estar. Precisamos resolver pois vidas são perdidas nesta passagem urbana.
Diz um ditado popular: a merd. Quanto mais mexe mais fede. Prefeito entregue esta balela ao Dnit antes que sobre p/ você. Isso não existe 54.000,000,00 gastos em 13 km não tem nada pronto e só sobrou 24.ooo.000,00 e os camundongos estão por ai livres leve e soltos.