16.3 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Comerciantes fazem protesto contra lei

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

–> LIBERADO –> Vários comerciantes de Rondonópolis, com o apoio de alguns pescadores amadores e profissionais, fizeram, na manhã desta segunda-feira (06/08), um protesto contra o fim da pesca amadora em Mato Grosso. Eles se reuniram no início da “Rodovia do Peixe”, que conta com muitos ranchos de pesca. Desde o dia 30 de julho deste ano, passou a vigorar lei estadual, de autoria do deputado estadual Zeca Viana, que proíbe a captura e transporte de peixes por pescadores amadores no Estado por um período de três anos, assim como reduz a cota de pescado dos pescadores profissionais.
Os empresários do turismo da pesca alegam prejuízos com a proibição da pesca amadora em Mato Grosso. A partir de agora está permitida apenas a pesca esportiva, na modalidade pesque e solte. O empresário Sidney Casari, de uma loja de artigos de pesca, explicou que a manifestação foi para mostrar o descontentamento do setor com a mudança na lei. Ele observa que a alta temporada do turismo da pesca no Estado começa agora. “Por isso, todo mundo investiu em produtos para atender a demanda, mas as vendas caíram em 80% com a lei”, reclamou.
Até então, portadores da “carteira de pescador amador” tinham direito à captura e transporte de até 10 quilos de peixe na medida e mais 01 exemplar dentro da medida de qualquer tamanho. Agora, por um período de três anos, a cota de captura e transporte é zero. A empresária Djanira Correia, do setor de barcos e reboques, lamenta a falta de discussão por parte do Governo para aplicação da medida. “Tudo que vai contra a população tem que ser colocado em pauta, em discussão. Não foi feito nada disso nesse caso. O governo não tinha nem ideia da repercussão dessa medida”, acredita.
Além dos comerciantes, Djanira afirma que a mudança na lei vai prejudicar os trabalhadores que pescam de forma amadora e os pescadores profissionais. “Ou fecha a pesca para todo mundo ou deixa como estava”, critica a empresária, lembrando que não houve tempo hábil para o setor se preparar. Também diz que não entende por que, mesmo após a alteração na lei, o site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ainda está emitindo a comercialização da “carteira de pescador amador”. Inclusive, diz que conhece pessoa que adquiriu a carteira no dia 02 deste mês.
O gerente administrativo Gilvan Oliveira de Almeida, que também atua em uma empresa de artigos para pesca, reclama que a proibição da pesca amadora ocorreu de uma hora para outra, de forma abrupta e sem discussão. “Estávamos esperando essa lei para março de 2013. A lei pegou a gente de calça curta”, lamenta, explicando que o setor fez muitas compras e agora se vê impossibilitado de arcar com os compromissos. “Não estávamos preparados para essa nova lei”, afirma.
Além de empresas de artigos para pesca, Gilvan informa que, somente em Rondonópolis, são cinco empresas de motores, além de uma fábrica de barcos, grande quantidade de ranchos ao longo da “Rodovia do Peixe”, além de outros profissionais que sobrevivem do turismo da pesca. Na empresa que ele administra, atesta que vai ser necessário dispensar 10 funcionários neste mês de agosto.
A partir do quarto ano da nova lei, o portador da carteira fica autorizado a capturar e transportar três quilos de peixe. A partir do quinto ano fica autorizado a capturar e transportar cinco quilos de peixe. O pescador profissional poderá capturar nos três primeiros anos até 100 quilos de pescado por semana.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Cadê a força povo, vamos ao protesto não podemos engolir tudo o que esse politicos fazem. Nas proximas eleições não esqueçam do nome Zeca Viana, junto com seu filho Mateus Viana – Vamos dar o TROCO

  2. Quer preservar o peixe, melhore o ambiente que ele vive…
    Obrigue o SANEAR repovoar o estrago que fez com seus 60 milhões de litros de bosta.
    Acabe com o “predador profissional”, que passa a rede a noite toda e depois passa livremente pela “fiscalização”.
    Não vai ser a proibição da pesca pelo pobre coitado que paga a carteirinha de pesca, age conforme a lei, solta o peixe pequeno, etc…, que vai aumentar a população de peixes.
    Abre o olho população, e mostre sua indignação com seu voto…

  3. Esta Lei do ZECA VIANA é um atentado contra as pessoas de bem (pais, filhos, mães, avós…)… esta equivocada lei leva o cidadão comum à pratica do crime, seja torna-nos CRIMINOSOS.
    A pesca e o transporte do pescado é um direito básico do ser humano e com o cidadão de MT…não pode ser diferente.
    O “Viana”…deve estar trabalhando em prol das revistas de fotos de peixes e coisa similar, pois ambientalista ele não é …façam uma visita na fazenda dele e verão que as matas ciliares foram todas derrubadas…para plantar soja…

  4. O que tem que ser proibido são os ditos profissionais, estes sim são os destruidores. Principalmente dos rios do pantanal, e são cobertos por policiais, Sema, Fema e todos os orgãos responsaveis. É simples, cadê a fiscalização, no sao gonçalo, quantos espinheis tem daqui ate Barão de Melgaço, so não levam para a cadeia porque a fiscalizaçõa faz vista grossa, e a maioria recebe por esta vista grossa. E provo tudo que estou digitando, tenho fotos de policiais, de quardas da Sema recebendo para deixar toneladas de peixes passarem, ja denunciei, inclusive mandei fotos e até placa de carros usados e nada foi feito e nem vai ser. O que eles querem e deixar o caminho mais livre ainda, para os ditos profissionais (destruidores), vao trabalhar cambada de…

  5. Eu acredito que possa regularizar a situação da pesca em Mato Grosso de forma diferente.
    Acredito que seja necessário o fechamento da pesca para poder melhorar a quantidade de peixes nas águas em Mato Grosso e sim com a mudança de medidas.
    Em todas as espécimes existe as medidas para que possam capturadas, devemos então baixar estas medidas para que os peixes grandes possam efetuar suas desovas que proporcionalmente sejam maiores que os peixes de medidas inferiores, sendo assim um peixe adulto ( com medida)descanse por no mínimo 20 anos.
    Exemplo:
    Um pintado pode ser capturado com medida superior a 80cm, mude esta medida para 50/55 por 5 anos, após este período mude de 56/60.
    Será que desta forma a reprodução ainda será afetada.
    Pensem assim, talvez não precise estrangular a classe que tanto fatura no turismo em nosso estado.

  6. É Revoltante. Ninguém merece uns governantes destes. Eles despejam os esgotos de todas as cidades dentro dos rios sem nenhum respeito nem pudor acabando com tudo o que é vivo dentro dos rios, e depois vem disfarçar em cima da população. É repugnante.

  7. “Vamos bloquear acesso ao parque de exposições. mobilizem-se”

    Sem falar que essa proibição pode aumentar o número de divórcio, ataque cardíaco… “Tá nervoso, vá … pra onde mesmo?”

  8. Além de arbitrária, a lei não respeitou os contratos já firmados entre empresas do setor e pescadores, que, até dia 02, tinham o desejo de pesca, não para trazer caminhões de peixe, mesmo porque hoje isto é impraticável, mais para poder degustar um peixe com os amigos e contar as histórias do pescador, que sem elas não existiria a pesca como é. Sou a favor de limites e maior fiscalização. Proibir o cercamento dos peixes, anzois de galho, bombas e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e até mesmo o abate do excesso de jacarés(existem estudos que dizem em uma redução de 500 mi animais, que comem 01 quilo de peixe por dia!!!), são 500 mil quilos de peixe!!!! Dariam certamente um real impacto no ambiente e no meio de forma positiva.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Com fim de semana de trégua, chuva deve voltar ao RS nesta segunda

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas que podem...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img