16.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Cerca de 980 mulheres na fila de espera por exame

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Aparelho de mamografia existente no Hospital Municipal da Mulher até hoje não funcionou

Uma média de 980 mulheres estão na fila de espera em Rondonópolis para realização de exames de mamografia. As filas para realização do exame vêm se repetindo há vários anos na cidade sem providências definitivas. A situação poderia ser amenizada caso o aparelho de mamografia, existente no Hospital Municipal da Mulher (Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher), na Vila Operária, estivesse em funcionamento.
A gerente de núcleo da regulação municipal, Maria Aparecida Pereira, observa que a demanda pelo exame de mamografia é grande em Rondonópolis, com uma média de 180 pedidos por semana junto à Central Municipal de Regulação. Mesmo assim, explica que as mulheres da cidade continuam sendo atendidas através da Clínica Osvaldo Cruz, de forma terceirizada, e do aparelho existente no Hospital Regional.
O exame de mamografia é feito anualmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade, como forma de detecção e prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de óbito feminino. Cida Pereira informa que os casos rotineiros estão sendo agendados dentro do ano, mas que os casos de pacientes com nódulos e com pedido do mastologista são atendidos com prioridade, em questão de semana.
O secretário municipal de Saúde, Valdecir Feltrin, ressaltou que o aparelho existente no Hospital da Mulher foi repassado pelo Estado, mas que não estava em condições de funcionar. Novamente o secretário prometeu providenciar o conserto do aparelho, informando que está aguardando a vinda de um técnico para ultimar a solução. Vale informar que, no começo de 2011, o secretário já havia prometido o conserto do aparelho.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img