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, 19 maio 2024
 
 

Cuiabá se transforma em um canteiro de obras

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Algumas das obras de mobilidade urbana previstas para Cuiabá: uma das trincheiras na Avenida Miguel Sutil e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Enquanto cidades do interior vivem a ausência de obras estruturais de grande porte, Cuiabá vem se transformando em um grande canteiro de obras, principalmente com intervenções na área de mobilidade urbana. São investimentos em duplicação de estradas, pontes, construção de viadutos, trincheiras, ampliação do aeroporto, implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma espécie de metrô de superfície, entre outras.
TRAVESSIA – Conforme informações do Governo do Estado, as obras de travessia urbana em Cuiabá serão realizadas com recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões. Nesse propósito, serão realizadas intervenções viárias ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil, em Cuiabá, e FEB, em Várzea Grande.
No entroncamento das BR-163/364/070, será construído um grande viaduto e uma moderna trincheira, denominados Complexo Viário do Tijucal. O viaduto, de 520 metros de extensão, fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso do bairro Tijucal até a avenida Fernando Correa da Costa. O orçamento previsto para a execução do Complexo Viário no bairro Tijucal é cerca de R$ 29 milhões.
Em outra grande obra, a região Metropolitana será beneficiada com a construção de quatro trincheiras na Av. Miguel Sutil: Jurumirim, Santa Rosa, Verdão e Mário Andreazza. Na Av. Miguel Sutil, em Cuiabá, também será erguido o novo viaduto do Despraiado, com um valor orçado em R$ 18,9 milhões.
ANDREAZZA – A duplicação da ponte Mário Andreazza, por sua vez, está próxima do término. A edificação e duplicação da nova pista interligará Cuiabá a Várzea Grande, tendo 228 metros de extensão por 11 metros de largura e sendo construída no sistema de pré-moldados, ao custo de R$ 11,5 milhões.
A duplicação da Estrada da Guarita faz parte do complexo de obras do Corredor Mário Andreazza, um conjunto de intervenções viárias. Com um extensão de 8,4 km entre o entroncamento com a avenida Ulisses Pompeu de Campos e a localidade da Passagem da Conceição, nos bairros Guarita I e II, em Várzea Grande, a nova estrada vai transformar a logística da região. Obra orçada em R$ 29,2 milhões.
SANTO ANTÔNIO – Em mais um exemplo estão sendo feitas as obras de duplicação de nove quilômetros da MT-040, entre o cemitério Parque Cuiabá (trevo do São Gonçalo) e o trevo do futuro Hospital Universitário. Esses nove quilômetros são parte do trecho de 23,16 quilômetros que ligam Cuiabá a Santo Antônio do Leverger. Na duplicação do trecho de 23,16 quilômetros e execução dos trevos ao longo do percurso, o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) investe cerca de R$ 27 milhões.
VLT – No entanto, o maior legado para a capital será o VLT, que será implantado no canteiro central nos itinerários CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km (obra não começou). Com 15 km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração, 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 km de extensão, um terminal de integração, 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes. Investimento previsto: R$ 1,2 bilhão (empréstimo através da Caixa Econômica Federal e BNDES).
VIA VERDE – Está prevista ainda a implantação da Via Verde, avenida que facilitará a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, ligando o entroncamento da Barão de Melgaço até a Rodovia Helder Cândia. A nova via terá ainda um viaduto de 350 metros em concreto armado sobre a avenida Cyríaco Cândia e uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.
AEROPORTO – Até 2013 todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano e deverá custar R$ 87,5 milhões. Em fevereiro foi realizada a abertura das propostas para a construção do novo prédio administrativo e demolição de edificações para a grande reforma e ampliação do terminal de passageiros.
CHAPADA – A Rodovia Emamuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada, está sendo duplicada.
OUTRAS – Além dessas, há ainda uma série de outras obras estruturais previstas. (Com informações da assessoria de comunicação do Governo do Estado)

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