31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Secretaria coordena estudos para enfrentar a problemática das drogas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Entre os resultados esperados, estão a redução nos índices de violência e a preservação da vida, principalmente entre adolescentes

As ações de construção da Política Estadual sobre Drogas (Pead) serão desenvolvidas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (Coad), órgão executor do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT). Serão realizadas por meio de 15 Fóruns Regionais no período de 4 de maio a 11 de novembro e resultarão no Fórum Estadual, que será sediado de 6 a 9 de dezembro na capital mato-grossense. Entre os resultados esperados, estão a redução nos índices de violência e a preservação da vida, principalmente entre adolescentes.
Conforme a coordenadora e presidente do Coad/Conen-MT, Ana Elisa Limeira, os altos índices de violência, criminalidade e o uso e abuso de drogas vem se agravando no Estado, acrescido ao fator de que Mato Grosso serve de rota e corredor para o comércio e contrabando desses produtos. “Diante da gravidade da questão o tema tem sido prioridade na pauta de discussões, planejamento e desenvolvimento de ações de várias pastas do Governo do Estado”, destaca a coordenadora.
De acordo com Ana Elisa Limeira, a construção da Política Estadual sobre Drogas será traçada sob a perspectiva de integralização das ações, visando alcançar a responsabilidade compartilhada com todos os municípios. Ela explica que se faz necessário um realinhamento do Estado à Política Nacional sobre Drogas e também que se formule uma política adequada à realidade de Mato Grosso.
Na expectativa de contar com o apoio dos municípios e da sociedade civil para a missão, a coordenadora ressalta que a participação dos gestores municipais (da Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social), e de outras pessoas e instituições envolvidas com o tema, nas oficinas temáticas que serão desenvolvidas nos Fóruns Regionais será imprescindível para o resultado final dos trabalhos. Nesse sentido, solicita a participação de todos nas discussões que vão oferecer os subsídios para a construção da Política Estadual sobre Drogas. Pede ainda o apoio das prefeituras para a sensibilização da sociedade local e divulgação da realização do evento nas respectivas regiões.
CRONOGRAMA
O planejamento adotado para a realização dos Fóruns se equipara ao estabelecido pelo Programa MT/Regional que divide o Estado em 15 regiões ou Consórcios. Na Região Sul, que tem Rondonópolis como cidade polo, o Fórum Regional está marcado para o período de 18 a 20 de maio.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img