30.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Estabelecimentos devem cumprir exigências da Vigilância

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Equipes vistoriaram estabelecimentos na Avenida Lions Internacional

Fiscais sanitaristas da Vigilância Sanitária Municipal começaram, nesta quarta-feira (4), a fiscalização noturna em bares, lanchonetes e restaurantes da cidade. No primeiro dia de fiscalização, foram inspecionados 15 estabelecimentos localizados na Avenida Lions Internacional. Segundo o gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Juracy Cavalcante, a primeira ação do órgão foi considerada positiva.
“Percebemos que os estabelecimentos já cumprem quase que  a totalidade das determinações da Vigilância Sanitária, principalmente os que foram notificadas no ano passado. Apenas alguns dos 15 estabelecimentos visitados neste primeiro momento precisam de melhorias na infraestrutura dos prédios, como a necessidade de pinturas. Além disso, percebemos que equipamentos de refrigeração (freezer) de algumas lanchonetes apresentam ferrugem e precisam de manutenção ou serem substituídos”, disse.
De acordo com a fiscal sanitarista Janaina Castelhano, as empresas notificadas têm 30 dias para adequação. “Foi dado um prazo maior à estas empresas, uma vez que reformas demandam mais tempo e a compra ou manutenção de  equipamentos também. Muitas vezes, os comerciantes não têm programada a compra de novos equipamentos, então o prazo para eles  foi maior. Agora, em caso de irregularidade quanto à limpeza e higiene do local, o prazo para adequação é curto”, explicou.
A fiscal ainda revela que uma  outra irregularidade nos locais fiscalizados foi quanto o acondicionamento de alimentos. Carnes brancas e vermelhas devem ser guardadas em recipientes separados. Os estabelecimentos devem ter refrigeradores para guardar bebidas  separado dos alimentos. Isso, para evitar contaminação pela quebra de garrafas ou bactérias nas latinhas de bebidas em  geral.
O trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária vai acontecer uma vez por semana, sem prévio aviso. A meta é fiscalizar todos estabelecimentos noturnos como bares, lanchonetes e restaurantes e também os ambulantes com carrinhos de espetinhos e hot dog.
A Vigilância Sanitária local orienta os donos de estabelecimentos que comercializam alimentos a seguirem as normas sobre cuidados com alimentos, estabelecidas pela Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A medida dispõe sobre boas práticas para serviços de alimentação. Seu objetivo é garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Entre as normas estão, por exemplo, cuidados especiais com banheiros e vestiários, que não poderão ter comunicação com a área de manipulação de alimentos.
A Resolução número 216 prevê 11 itens de boas práticas de alimentação. Entre eles, a preocupação com as edificações e a higiene das instalações. A intenção é tornar o estabelecimento o mais higiênico possível, para que, assim, os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) diminuam gradativamente.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img