25 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Estudantes fazem Enem neste fim de semana

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas
Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas

Mais de 116 mil estudantes se inscreveram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso. As provas serão realizadas neste fim de semana (dias 06 e 07/11) e ficaram a cargo do consórcio Cespe/Cesgranrio, com o auxílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a sua aplicação. A quantidade de escolas a ser utilizada para as provas e o número de alunos inscritos em Rondonópolis não foi informado pelo IBGE-MT.
Extra-oficialmente, acredita-se que mais de 12 mil estudantes devem fazer as provas do Exame em Rondonópolis. Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas. Em Mato Grosso, a maior instituição que adota o Enem como forma de seleção é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que somente em Rondonópolis conta atualmente com 16 cursos de graduação, entre licenciatura e bacharelado.
Pessoa ligada à aplicação das provas em Mato Grosso externou apenas a importância dos estudantes chegarem aos locais do Exame às 11h de sábado e domingo. As provas começam a ser aplicadas a partir das 12h de Mato Grosso, 13h de Brasília (DF). A orientação é para que os candidatos levem caneta preta, comprovante de inscrição e documento de identidade. Não será permitido entrar com aparelho celular e relógio eletrônico.
Conforme o repassado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o candidato deverá, impreterivelmente, marcar a cor da capa do caderno de questões no cartão-resposta. Caso contrário, a prova será anulada, não será corrigida e não haverá atribuição de nota. O exame será composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, e por uma proposta para redação.
Vale dizer ainda que a nota obtida no Exame continua sendo utilizada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais no ProUni, em instituições privadas de ensino. Outras informações no site (www.inep.gov.br).

Alunos podem ser proibidos de cursar duas faculdades públicas simultaneamente

Os alunos matriculados em outras instituições públicas de ensino superior podem ser proibidos de ingressar em cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. A determinação consta em um projeto de lei, de autoria do deputado José Domingos Fraga (DEM).
De acordo com o parlamentar, o Poder Executivo fica autorizado a regulamentar a lei, caso a proposta seja aprovada, com aplicabilidade da norma e eficácia jurídica e social. José Domingos explica que o número de vagas oferecido pelos cursos de graduação é limitado.
“É comum, na rede pública de ensino superior, alunos que são matriculados em duas instituições governamentais distintas, ocupando uma vaga a mais. Esta poderia ser ocupada por outro acadêmico”, frisou José Domingos.
A proposta apresentada, segundo o parlamentar, evita que um mesmo acadêmico faça cursos em duas universidades públicas – estadual e federal – ao mesmo tempo. “A ideia é promover o máximo de justiça social. Com isso, outros discentes teriam mais chances de cursar o ensino público superior”, lembrou José Domingos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img