27.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Feira ajuda estudantes a escolher a profissão

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Alunos de algumas escolas públicas da cidade visitaram ontem o Campus de Rondonópolis da UFMT
Alunos de algumas escolas públicas da cidade visitaram ontem o Campus de Rondonópolis da UFMT

Alunos de algumas escolas públicas da cidade visitaram ontem o Campus de Rondonópolis da UFMT. Eles participaram das atividades promovidas pelos organizadores da primeira edição da Feira das Profissões, incluindo palestra sobre orientação profissional ministrada por Carlos Marin, psicólogo e professor do Departamento de Psicologia.
Os alunos e seus monitores também foram recepcionados individualmente por cada curso em seus Laboratórios para conhecer melhor as particularidades de cada uma das diversas áreas do conhecimento disponíveis para a seleção do ENEM 2011. Assim, visitaram dentre tantos, o Laboratório Instrumentação de Matemática, onde assistiram a um vídeo enfatizando as diversas aplicações da matemática, apresentado por Marcos André de Jesus Delgado, professor do Departamento de Matemática.
Delgado também explicou a diferença da matemática do cotidiano, que independe de uma formação escolar completa e contínua, para a Matemática acadêmica, a qual está voltada para o aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos desta área e a formação do profissional para o mercado de trabalho, tanto no que diz respeito à professores para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Também capacita os alunos para uma formação geral envolvendo outros campos do conhecimento necessário à prática docente, assim como há uma preocupação constante em situar e inter-relacionar a Matemática no contexto das demais Ciências.
A coordenação do curso também enfatizou que os alunos do Ensino Médio que desejem seguir a profissão de matemático precisam desenvolver algumas habilidades mentais, como: capacidade para lidar com abstrações; senso de causa e efeito; capacidade de elaborar e seguir uma sequência causal de fatos e eventos; raciocínio lógico, relacional e espacial.
Para a História, como bem frisou Ivanildo José Ferreira, “com a Feira das Profissões conseguimos mostrar um pouco mais de nosso cotidiano acadêmico-profissional. Também foi importante para os alunos perceberem que está indo para uma fase decisiva em suas vidas, momento em que as escolhas dependem exclusivamente deles. Eles agora precisam assumir o comando da vida deles e serem responsáveis por suas decisões. Está ficando para trás um tempo maravilhoso em que pais e professores optam e suas opiniões são respeitadas e acatadas”.
Sônia Maria de Araújo, professora do terceiro ano da Escola Marechal Dutra, considerou extremamente importante a realização de eventos como a Feira das Profissões, principalmente porque quando se termina o Ensino Médio “temos muitas dúvidas. Os jovens oscilam muito na hora de marcar uma opção definitiva e decisiva para o futuro deles. Além disso, eventos assim possibilitam esclarecer dúvidas a respeito de determinado curso e definir com mais clareza a profissão que quer seguir. Esta escolha é fundamental e vai interferir na conduta profissional por toda a vida”.
Lindalva Garske, da UFMT, traduziu o evento como um momento profícuo para construção da ambiência acadêmica, “em que todos, professores e alunos do campus em Rondonópolis estiveram envolvidos e comprometidos em apresentar aos futuros universitários as informações essenciais para uma compreensão clara do universo acadêmico, sobre os cursos oferecidos por esta instituição e a respeito dos encaminhamentos a serem dados a partir da realização das provas do ENEM e da constatação da aprovação do aluno do Ensino Médio”.
Atualmente, o campus de Rondonópolis oferece 16 cursos de graduação, distribuídos em bacharelados e licenciaturas. Tem 3.170 alunos regularmente matriculados. São 186 professores efetivos e 56 técnicos administrativos.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img